rodney_miranda__760b229957Depois de receber uma enxurrada de críticas por ter viajado para os Estados Unidos para curtir 10 dias de férias enquanto Vila Velha enfrentava uma situação de caos, o prefeito Rodney Miranda (DEM) decidiu suspender o passeio para retornar ao município. O democrata justificou, em entrevista à uma rádio local neste sábado, que deixou o Estado com a situação controlada e que não havia risco de grandes temporais. Ao saber que a cidade estava submersa, tentou retornar do aeroporto do Rio de Janeiro, mas não conseguiu porque os filhos não poderiam embarcar sem sua presença. A previsão é de que ele desembarque por aqui neste domingo. A torcida é para que não seja tarde demais.

Sem troca
Curioso nesse caso é que, embora a prefeitura tenha confirmado que houve a troca de comando, na entrevista, Rodney em nenhum momento afirmou que tenha assinado esse decreto para que o vice, Rafael Favatto, assumisse o cargo na sua ausência. Difícil vai ser acreditar na versão oficial após esse episódio.

Pegou mal
Rodney disse que recebeu do Incaper a garantia de que a chuva daria uma trégua. A declaração, no entanto, acabou criando uma saia-justa para o órgão. É que como se sabe, chove torrencialmente no Estado desde a última quarta-feira e os números dos desastres causados pelas enchentes não param de crescer. Pode confiar, Rodney?

Nos EUA I
Após a Coluna divulgar em primeira mão a notícia da viagem do prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), para os Estados Unidos, a informação ganhou as redes sociais. Choveram (só para aproveitar o trocadilho) críticas contra o democrata, já que ele deixou a cidade em um período que vários munícipes estão desalojados e a população ilhada dentro de casa por causa dos alagamentos. Acabou decidindo voltar.

Nos EUA II
Apesar da grande onda de insatisfação que a viagem causou no município, também teve espaço para piada. O perfil @neucimarfrog, uma sátira do ex-prefeito Neucimar Fraga, voltou a se manifestar após um longo período afastado das redes sociais. “Assumo interinamente a prefeitura canela-verde enquanto RodNY estiver ausente do município”. Pessoal não perde a piada.

Nos EUA III
O “prefeito interino” de Vila Velha, Rafael Favatto, está ocupando o cargo de chefe do Executivo e também a função de secretário de Ação Social, o que não é permitido pela Legislação. A prefeitura, no entanto, diz que Favatto fez a transferência do cargo para a subsecretária. O decreto, no entanto, só será publicado no Diário Oficial na próxima segunda-feira (23). Com o retorno do prefeito, acho que não será mais preciso. Pode confiar?

Reflexão
Depois de toda a repercussão da viagem do prefeito Rodney Miranda e a tentativa dos assessores de mostrar que a prefeitura não estava sem comando, já que o vice, Rafael Favatto, tinha sido empossado (mesmo sem a decisão ter sido publicada no Diário Oficial), o ex-prefeito de Cariacica Hélder Salomão (PT) soltou esse pensamento no Facebook: “O líder que conta mentira não pode exigir e nem esperar que os seus liderados falem a verdade”.