O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), lançou na manhã desta sexta-feira (4) a sua pré-candidatura às eleições para a Presidência da República de 2026 durante evento em Salvador (BA).
O chefe do Executivo goiano também recebeu o título de cidadão baiano.
O evento conta com a presença dos senadores Sergio Moro (União Brasil) e Vanderlan Cardoso (PSD), do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil).
Além deles, também estão presentes o vice-presidente do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, e o presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força.
LEIA TAMBÉM:
- Juiz paulista com nome de lorde inglês: 45 anos de falsidade ideológica
- Felipe Neto anuncia pré-candidatura à Presidência da República em 2026
- Prefeitos deixam o Republicanos e se aproximam do governo do Estado
De acordo com o levantamento da pesquisa Genial/Quaest divulgada na última quinta-feira (3) Caiado possui 30% das intenções de voto contra 44% do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em eventual segundo turno.
Segundo o mesmo instituto, em pesquisa publicada em fevereiro deste ano, o chefe do Executivo goiano possui 86% de aprovação em seu Estado e apenas 9% de desaprovação.
Apesar dos bons números de popularidade que sua gestão apresenta, Caiado enfrenta um problema crucial que é ser desconhecido pela maioria da população brasileira.
Ele mesmo diz estar percorrendo o Brasil com o objetivo de se popularizar, pois o seu Estado é pequeno – aproximadamente sete milhões de habitantes – e não lhe renderia uma dianteira suficiente em 2026.
Após o lançamento da pré-candidatura, o governador seguirá com as próximas agendas nos demais Estados do Nordeste. Posteriormente, vai percorrer os estados do Sul e do Sudeste.