Política

Rose de Freitas poderá ter que retirar Magno Malta do seu programa eleitoral

Partido do qual Malta é filiado (PR) faz parte de outra coligação. Com isso, sua participação no programa da candidata fica vedada, segundo a legislação

Magno Malta participou de propaganda de Rose de Freitas Foto: Estadão Conteúdo

A Procuradoria Regional Eleitoral no Espírito Santo (PRE/ES) quer que a candidata ao cargo de senadora Rose de Freitas (PMDB), que faz parte da coligação do candidato ao Governo do Estado Paulo Hartung (PMDB), não permita a participação do senador Magno Malta (PR) nos seus programas no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. O partido de Malta faz parte da coligação do governador Renato Casagrande (PSB) portanto, a  participação de Magno no programa da candidata é vedada pela legislação eleitoral.

O senador participou do programa da candidata na última segunda-feira (22) pedindo votos para ela. No programa, o senador disse: “Eu imagino que nesses 30 anos o Espírito Santo não tem um ex-prefeito que não dê um bom relatório do que a Rose significou para o município dele. Ela passa Natal, passa dia 31, passa tudo lá, lutando até o último dia para buscar recursos para os municípios”. Malta termina sua fala afirmando que votará na candidata e que irá pedir votos para ela.

O PR, do qual Malta é filiado, no entanto, faz parte da coligação “Pra frente Espírito Santo”, que tem candidato próprio ao Senado, Neucimar Fraga (PV). Mesmo que o partido tenha liberado a participação de seus filiados em outras siglas, o fato é irrelevante, uma vez que a participação do político no horário eleitoral gratuito de outro candidato no rádio e na TV é uma prática expressamente vedada pelo artigo 54 da Lei nº 9.504/97.

Por conta disso, como explica o procurador eleitoral auxiliar Carlos Vinicius Cabeleira, a PRE/ES quer que a Justiça determine à candidata Rose de Freitas e à coligação “O Espírito Santo pode muito mais” que não permitam a participação de Magno em seus programas, sob pena de multa por evento, a ser fixada pelo juízo, bem como processo por crime de desobediência.

Neucimar

Em sabatina na Jovem Pan News na tarde desta quinta-feira (25), Neucimar falou sobre o apoio de Magno à sua adversária na corrida pelo Senado. 

“O problema é da Justiça Eleitoral,a  Justiça tem de resolver. Mas eu fui filiado ao PR, ajudei  a fundar o partido. Inicei na vida pública quando Magno Malta não tinha cargo nenhum, era apenas congressista. Quando fiquei sem mandato resolvi construir um novo projeto político. Ele (Magno) seguiu sua carreira, vários outros saíram do partido. Entendíamos que não dava pra fazer política no  PR como queríamos fazer. Magno tem livre arbítrio. E ainda tinha gente que duvidava que estávamos mesmo separados, mas isso está aclaro com Magno apoiando Rose de Freitas”, disse Neucimar.

A reportagem do Folha Vitória procurou a candidata, por telefone. A assessoria de imprensa de Rose informou que ela não poderia falar sobre o assunto antes da publicação desta matéria porque Rose iria participar de um debate. A assessoria informou ainda que os advogados da coligação não foram notificados.