ERRAMOS: A matéria foi atualizada às 9h10, pois continha um erro de informação no voto do deputado federal Lelo Coimbra. Informamos que ele teria votado NÃO para a cassação de Cunha, quando na verdade ele votou SIM para a perda do mandato.
A Câmara dos Deputados aprovou com 450 votos a cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Foram registrados 10 votos contra e 9 abstenções. Para a perda do mandato, seriam necessários os votos da maioria absoluta dos membros da Câmara (257). A votação no plenário da Casa, aconteceu dez meses após o processo começar a tramitar no Conselho de Ética.
A sessão teve início nesta segunda (12), mas avançou pela madrugada de terça (13) . Prevista para começar às 19h, a sessão foi suspensa logo no início por falta de quórum. Era necessária a presença de, no mínimo, 400 deputados, de acordo com determinação do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Os deputados votaram o parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO), aprovado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar no dia 4 de junho. O relator concluiu que Cunha mentiu em depoimento espontâneo à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, em maio de 2015, quando disse não possuir contas no exterior. Ele nega que tenha mentido à CPI, argumentando que as contas estão no nome de um trust familiar contratado por ele para administrar seus recursos no exterior.
Veja como os deputados capixabas votaram
Tecnicamente a Câmara votou apenas a perda do mandato, sendo a inelegibilidade pelo período remanescente do mandato e por mais oito anos uma consequência da eventual cassação, conforme prevê a Lei da Ficha Limpa. Cunha é o sétimo deputado a ter o mandato cassado pelo Plenário na história na Câmara.
Os dez deputados que votaram contra a cassação de Cunha foram Carlos Marun (PMDB-MS); Paulo Pereira da Silva (SD-SP); Marco Feliciano (PSC-SP); Carlos Andrade (PHS-RR); Jozi Araújo (PTN-AP); Júlia Marinho (PSC-PA); Wellington (PR-PB); Arthur Lira (PP-AL); João Carlos Bacelar (PR-BA); e Dâmina Pereira (PSL-MG).
Os nove deputados que se abstiveram foram Laerte Bessa (PR-DF); Rôney Nemer (PP-DF); Alfredo Kaefer (PSL-PR); Nelson Meurer (PP-PR); Alberto Filho (PMDB-MA); André Moura (PSC-SE); Delegado Edson Moreira (PR-MG); Mauro Lopes (PMDB-MG); e Saraiva Felipe (PMDB-MG).
Saiba como votou cada deputado na cassação de Eduardo Cunha!