Política

Saiba como votaram os deputados capixabas sobre cassação de Eduardo Cunha

Cunha já estava afastado das funções de deputado federal desde maio deste ano e esteve afastado também da presidência da Casa até 7 de julho, quando renunciou ao cargo

Cunha teve o mandato cassado  Foto: Agência Brasil

ERRAMOS: A matéria foi atualizada às 9h10, pois continha um erro de informação no voto do deputado federal Lelo Coimbra. Informamos que ele teria votado NÃO para a cassação de Cunha, quando na verdade ele votou SIM para a perda do mandato.

A Câmara dos Deputados aprovou com 450 votos a cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Foram registrados 10 votos contra e 9 abstenções. Para a perda do mandato, seriam necessários os votos da maioria absoluta dos membros da Câmara (257). A votação no plenário da Casa, aconteceu dez meses após o processo começar a tramitar no Conselho de Ética.

A sessão teve início nesta segunda (12), mas avançou pela madrugada de terça (13) . Prevista para começar às 19h, a sessão foi suspensa logo no início por falta de quórum. Era necessária a presença de, no mínimo, 400 deputados, de acordo com determinação do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia  (DEM-RJ). 

Os deputados votaram o parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO), aprovado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar no dia 4 de junho. O relator concluiu que Cunha mentiu em depoimento espontâneo à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, em maio de 2015, quando disse não possuir contas no exterior. Ele nega que tenha mentido à CPI, argumentando que as contas estão no nome de um trust familiar contratado por ele para administrar seus recursos no exterior.

Veja como os deputados capixabas votaram

Os capixabas votaram sim pela cassação Foto: Reprodução

Tecnicamente a Câmara votou apenas a perda do mandato, sendo a inelegibilidade pelo período remanescente do mandato e por mais oito anos uma consequência da eventual cassação, conforme prevê a Lei da Ficha Limpa. Cunha é o sétimo deputado a ter o mandato cassado pelo Plenário na história na Câmara.

Os dez deputados que votaram contra a cassação de Cunha foram Carlos Marun (PMDB-MS); Paulo Pereira da Silva (SD-SP); Marco Feliciano (PSC-SP); Carlos Andrade (PHS-RR); Jozi Araújo (PTN-AP); Júlia Marinho (PSC-PA); Wellington (PR-PB); Arthur Lira (PP-AL); João Carlos Bacelar (PR-BA); e Dâmina Pereira (PSL-MG).

Os nove deputados que se abstiveram foram Laerte Bessa (PR-DF); Rôney Nemer (PP-DF); Alfredo Kaefer (PSL-PR); Nelson Meurer (PP-PR); Alberto Filho (PMDB-MA); André Moura (PSC-SE); Delegado Edson Moreira (PR-MG); Mauro Lopes (PMDB-MG); e Saraiva Felipe (PMDB-MG).

Saiba como votou cada deputado na cassação de Eduardo Cunha!