Quem vai ocupar o lugar de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou à Presidência da Câmara na última quinta-feira (7). Ao todo, 17 deputados se inscreveram para assumir o posto e cumprir um “mandato-tampão” de sete meses, até fevereiro de 2017. Esse número, porém, deve subir, porque as inscrições podem ser feitas até o meio-dia.
Fausto Pinato (PP-SP) — Primeiro candidato a se registrar, Pinato está no seu primeiro mandato eletivo e foi o primeiro relator do processo contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética. É advogado e trabalhou como secretário parlamentar na Câmara e como assessor técnico na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO) — Segundo parlamentar a se registrar como candidato, Gaguim já foi do PTB e do PMDB. Ele se elegeu duas vezes vereador em Palmas, capital do Tocantins, três vezes deputado estadual, duas vezes presidente da Assembleia Legislativa e governador de Tocantins. Atualmente, exerce seu primeiro mandato de deputado federal
Carlos Manato (SD-ES) — É deputado desde 2003, quando se elegeu pelo PDT, antes de ir para o Solidariedade, e já integrou a Mesa Diretora da Casa como suplente por duas vezes. O deputado é médico e sindicalista de sua categoria. Foi o terceiro a registrar candidatura à Presidência da Câmara
Foto: Nilson Bastian/16.04.2016/Câmara dos Deputados.
Marcelo Castro (PMDB-PI) — Deputado há quatro mandatos, foi ministro da Saúde no governo Dilma e, apesar do rompimento de seu partido com o governo, defendeu o voto contrário ao impeachment. É médico e professor da Universidade Federal do Piauí. Já foi deputado estadual, e se destacou na Câmara dos Deputados como presidente da CPI que investigou os acidentes aéreos em 2007, e como relator da última versão da reforma política.
Fábio Ramalho (PMDB-MG) — O deputado está no seu terceiro mandato na Câmara Federal. Formado em Direito, o parlamentar foi, anteriormente, prefeito do município de Malacacheta (MG) no período de 1997 a 2004. Na atual legislatura da Câmara, Ramalho foi titular das comissões de Finanças e Tributação; e de Legislação Participativa, comissão que já presidiu. Atualmente é titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Giacobo (PR-PR) — Sétimo deputado a registrar candidatura, ele está em seu quarto mandato e é o atual 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados. Empresário do ramo de móveis e eletrodomésticos, o deputado também é ligado à bancada do agronegócio e foi presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
Cristiane Brasil (PTB-RJ) — Está em seu primeiro mandato de deputada federal. Ela já foi vereadora no Rio de Janeiro, além de secretária extraordinária da Terceira Idade e secretária especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da prefeitura do Rio de Janeiro.
Luiza Erundina (PSOL-SP) — Há cinco mandatos, Erundina é suplente da atual Mesa Diretora e ingressou no PSOL neste ano. Ela já foi filiada ao PT (1980-1997) e ao PSB (1997-2016). Foi prefeita de São Paulo de 1989 a 1992, além de vereadora (1983 a 1987) e deputada estadual (1987 a 1988). Também foi ministra da Administração Federal no governo Itamar Franco (1993).
Rogério Rosso (PSD-DF) — Atual líder do partido na Casa, Rosso nasceu no Rio de Janeiro, tem 47 anos, é advogado e músico e está no seu segundo mandato de deputado federal. Recentemente, presidiu a comissão especial que aprovou a abertura de processo de impeachment contra a presidente afastada Dilma Rousseff por crime de responsabilidade. Ex-governador do Distrito Federal, foi também secretário de
Desenvolvimento Econômico de Joaquim Roriz e presidente da Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal) no governo de José Roberto Arruda.
Evair Vieira de Melo (PV-ES) — Deputado federal na primeira legislatura, ele é vice-líder do Partido Verde na Casa. Técnico agrícola e administrador de empresas com MBA em Gestão de Projetos (FGV), já foi secretário municipal de Agricultura de Venda Nova do Imigrante (ES) e diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Vieira de Melo é o 11º deputado a registrar candidatura à presidência da Câmara, após a renúncia do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do cargo de presidente. Foi o 11º a se candidatar.
Beto Mansur (PRB-SP) — Ex-prefeito de Santos, Mansur está em sua quinta legislatura na Câmara dos Deputados. Radialista, empresário e engenheiro eletrônico, também deverá disputar a eleição desta quarta-feira.
Esperidião Amin (PP-SC) — Ex-governador de Santa Catarina e duas vezes prefeito de Florianópolis, ele está no seu terceiro mandato na Câmara. Amin é advogado, professor universitário e administrador.
Rodrigo Maia (DEM-RJ) — Bancário, o representante do Democratas também deverá oficializar a sua candidatura e disputar a Presidência da Câmara. Está em seu quinto mandato.
Miro Teixeira (Rede-RJ) – jornalista e advogado, Teixeira é o decano da Casa e cumpre o 11º mandato. Foi parlamentar Constituinte e ministro das Comunicações no primeiro ano do primeiro governo do ex-presidente Lula.
Gilberto Nascimento (PSC-SP) – Advogado e delegado de polícia, ele está em sua segunda legislatura como deputado federal. Foi três vezes vereador pela cidade de São Paulo e duas vezes deputado estadual por São Paulo. Já foi do PMDB e do PSB, antes de ingressar no Partido Social Cristão.
Orlando Silva (PCdoB-SP) – O ex-ministro do Esporte do governo Lula foi o último a se inscrever para a Presidência da Câmara.
Maria do Rosário (PT-RS) – Ex-ministra do governo Dilma, ela está no quarto mandato consecutivo na Câmara. No Rio Grande do Sul, foi vereadora e deputada estadual
Com informações do Portal R7