O deputado estadual Sandro Locutor (Pros) entrou com uma representação contra o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Gomes de Souza Neto, no Ministério Público Estadual (MPES). A denúncia foi feita após seis meses de espera por respostas sobre os cargos e salários das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), presidida por José Carlos Buffon.
Segundo Locutor, Buffon tem tomado atitudes que prejudicam vários segmentos da Ceasa, em especial os funcionários efetivos. “Ele está forçando as pessoas a pedirem demissão, ou as ameaçando, para que não saiam aposentadas e sim desempregadas. E são pessoas que faltam pouco tempo para se aposentar de forma integral. Ao mesmo tempo ele está enchendo a Ceasa de cargos comissionados, no lugar dos efetivos”, afirmou o deputado.
O pedido de informação foi aprovado à unanimidade pelo plenário da Ales em setembro do ano passado. Por meio dele a casa de leis solicitava que o secretário relacionasse os cargos e funções dos funcionários da Ceasa e seus respectivos salários, comissões, adicionais e gratificações; o quantitativo de funcionários efetivos e comissionados da entidade; bem como daqueles que trabalham em regime de designação temporária (DT), contrato ou estágio; além de todos os contratos firmados com empresas terceirizadas no âmbito do órgão.
Apesar da denúncia tratar sobre o presidente da Ceasa, José Carlos Buffon, o deputado estadual Sandro Locutor não pode representar diretamente contra ele. Por ser a Ceasa uma empresa de economia mista, ou seja, em que há colaboração entre Estado e particulares, somente o secretário de Estado da Agricultura, a quem Buffon está subordinado, pode ser cobrado pelo Legislativo.
Octaciano Neto foi procurado pela reportagem do Folha Vitória para explicar porque não prestou as informações requisitadas pela Ales, e se tinha previsão de quando o faria, mas informou apenas que desconhece o assunto da denúncia e que só irá se pronunciar quando tomar conhecimento.