A reunião dos prefeitos com o secretário Estadual de Saúde interino, Anselmo Tozi, que será realizada nesta quinta-feira, às 10 horas, terá como principais demandas a saúde básica e os centros regionais de especialidades.
O presidente da Associação de Municípios do Espírito Santo, Dalton Perim, explicou que os municípios levarão as demandas com o propósito que se dê continuidade aos programas que já estão em andamento.
“É a oportunidade que os municípios terão de expor suas demandas, suas perspectivas e também levar as propostas para a área da saúde. Mas também pleiteamos reuniões com os secretários de Educação, da Fazenda e de Desenvolvimento Urbano”, explicou Perim.
Ele explicou que o interlocutor dos municípios para viabilizar as reuniões com os secretários é o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Guerino Balestrassi.
“Nossa proposta é que se mantenha algumas agendas, que seja uma agenda continuada, como por exemplo o co-financiamento da atenção básica no programa Saúde da Família. Pleiteamos a continuidade do repasse para ajudar no custeio. Outra pauta importante é a construção dos Centros Regionais de Especialidades, semelhante ao que foi construído em Nova Venécia. Ainda existem mais quatro regiões que deverão receber os Centros Regionais: Guaçuí, Domingos Martins, Colatina e São Mateus”, destacou o presidente da Amunes.
Ele explicou que os Centros Regionais de Especialidades são uma alternativa aos municípios, já que, ainda segundo Dalton Perim, existe dificuldade no transporte de pacientes para a Grande Vitória.
Além do secretário interino, Anselmo Tozi, o secretário Ricardo de Oliveira, que ainda não assumiu o cargo, também deverá participar do encontro com os prefeitos. O presidente do Colegiado dos Secretários Municipais deSaúde, Luiz Carlos Reblin, também é esperado na reunião.