
Uma foto registrada na última semana, após a apreensão de mais de 1,5 mil pinos de cocaína em Cariacica causou polêmica nas redes sociais. A droga foi apreendida por policiais militares da Força Tática do 7º Batalhão.
Na foto exposta da apreensão, juntamente à bandeira do batalhão, foram formados, com os pinos de cocaína, as iniciais FT (Força Tática) e outro símbolo, que foi associado pela deputada estadual Iriny Lopes (PT) ao ‘SS’, iniciais da tropa de elite do exército nazista.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) negou qualquer associação ao nazismo e afirmou em nota oficial ter retirado a imagem do site do governo, no último domingo (20), “para evitar qualquer interpretação dúbia”.
Na publicação, a petista citou a Lei 7.716/1989, que trata da proibição de apologia ao nazismo.
O governo do ES tirou a publicação, após reclamações, mas é fato que publicou na página oficial da SESP a foto de uma apreensão feita pelo 7° BPM, com alusão ao nazismo, formando o SS com a droga apreendida para a imagem. ISSO É CRIME (Lei 7.716/1989)! E aí @Casagrande_ES?, questionou Iriny Lopes.
Sesp explica que símbolo representa raio
Por nota, a Sesp nega qualquer tipo de apologia ao nazismo na imagem da reportagem publicada no site do órgão sobre a apreensão de drogas feita pela PM.
“O raio, historicamente utilizado por forças militares do País, representa o símbolo da energia, força e rapidez necessárias no cumprimento das missões por parte de policiais que atuam em uma unidade especializada como a Força Tática, que prima pelo cumprimento da lei, combate à criminalidade violenta”, diz a nota.
A secretaria de Segurança Pública explicou, ainda, o significado do desenho da faca na caveira.
“Já a faca na caveira representa a vitória sobre a morte e foi um símbolo eternizado justamente pelas forças aliadas, na vitória contra os nazistas, e passou a ser usado como representação de força e inteligência”.
A Sesp disse que “para evitar qualquer interpretação dúbia, a matéria foi retirada do ar, tendo em vista que tanto a Sesp, quanto a Polícia Militar do Espírito Santo, não compactuam com qualquer tipo de apologia ao nazismo”.
Advogado protocola notícia-crime sobre foto
Também por meio das redes sociais, o advogado e militante dos Direitos Humanos, André Luiz Moreira, já havia questionado o símbolo apresentado na foto e disse que protocolou uma notícia-crime sobre a foto no Ministério Público do Espírito Santo (MPES) nesta segunda-feira (21).
@Casagrande_ES @iriny_13 @psol50es @MPF_ES
Essa foto está no site do Governo do ES. O uso do símbolo da SS, policia política nazista. Debaixo do nariz do governador!!! O que é isso?