Sem nenhuma ocorrência de suspeita de crime eleitoral e com 28 urnas que apresentaram problemas, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) considera que o segundo turno das eleições no Estado foram tranquilas.
“A avaliação que nós fazemos dessa eleição é extremamente positiva. A começar pelo número de urnas substituídas. Foram apenas 20 ante 140 no primeiro turno. As eleições foram mais tranquilas até além das expectativas”, afirma o corregedor regional eleitoral do TRE-ES, Sérgio Gama.
Em relação às suspeitas de crimes eleitorais, Gama diz que não houve nenhum registro. “A votação acontece na mais perfeita normalidade. Não tivemos nenhuma denúncia de crime eleitoral”, afirma.
Ao contrário do que aconteceu no primeiro turno, em que eleitores precisaram esperar em filas devido ao atraso do cadastramento da biometria. “Desta vez não houve atrasos. Temos que considerar que é apenas um voto, então muito mais rápido e não houve nem atrasos”, conclui Gama.
Nacionalmente, as eleições seguiram na tranquilidade. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, avaliou como positiva a organização das eleições até o momento e afirmou que “essas eleições são as mais tranquilas dos últimos tempos”.