O senador Marcos do Val (Podemos) publicou em suas redes sociais, na tarde desta segunda-feira (07), uma foto com várias armas. Na postagem, ele direciona a mensagem para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dizendo que os armamentos expostos estão prontos para defender a vida (veja abaixo). A postagem teve mais de 37,4 mil curtidas e mais de 1.770 comentários.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Marcos Do Val é apoiador de Jair Bolsonaro (PL), atual presidente da República que defende a política de armas como garantia da democracia.
LEIA TAMBÉM: Terceira Ponte será parcialmente interditada para obras a partir desta terça
Em entrevista à reportagem do Folha Vitória, o senador Marcos Do Val falou sobre a postagem no seu Instagram. De acordo com o senador, as armas que ele exibe são fuzis AR-15. Armas semiautomáticas utilizadas pelas forças armadas dos Estados Unidos.
Sobre o local em que a foto foi feita, Do Val garante que não se trata do Brasil. Ele confirmou que a imagem foi registrada no Texas, nos Estados Unidos, onde ele mantém o arsenal em segurança.
Diferença cultural impacta discussão sobre armamento no Brasil
Para o senador, a diferença na cultura e na mentalidade da sociedade pode ser um dos fatores que impactam a liberação do armamento no país. Nos Estados Unidos, segundo Do Val, a arma é vista como uma forma de proteção para o outro.
“Nos Estados Unidos, o cidadão que segue a lei, ele é uma força aliada da polícia. O entendimento do americano é que a arma que você tem é para proteger o outro. Ninguém tem arma para sua proteção pessoal”, explicou.
Sobre o uso da arma em geral, Do Val defende que o dispositivo seja liberado para a proteção da vida. “Para mim ela sempre foi feita para proteger a vida. Inclusive, já utilizei para proteger a vida de terceiros.”
Repercussão da postagem
Em relação à repercussão que a publicação teve na segunda-feira (07), Marcos Do Val contou que até policiais brasileiros ficaram “impactados”. Segundo ele, o objetivo da postagem é trazer a tona a discussão e desconstruir narrativas sobre o armamento.
“Minha postagem impacta até policiais brasileiros. Vamos debater sobre esse assunto. Eu sou senador da República, eu tenho minha responsabilidade perante a sociedade, tenho histórico limpo, e tenho essas armas. Eu quero que vocês reflitam e desconstruam algumas narrativas. Sou um cidadão que segue a lei, estou em uma posição de senador e não sou criminoso”, afirmou Do Val.