Política

Senador quer acesso a relatório do TCU para acusar Dilma

O objetivo de Ricardo Ferraço com acesso a relatório do TCU é comprovar a materialidade e a autoria dos atos ilícitos dos quais Dilma Rousseff é acusada

Ferraço quer acesso a relatório do TCU Foto: Agência Senado

O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) protocolou na manhã desta sexta-feira (10) um requerimento ao Tribunal de Contas da União (TCU), que pede o relatório da área técnica do órgão referente às contas de 2015 da presidente afastada Dilma Rousseff (PT).

O objetivo do senador capixaba, que agora é titular na comissão do impeachment em virtude da saída de Aloysio Nunes (PSDB-SP), é dar à comissão o acesso urgente aos documentos que podem comprovar a materialidade e a autoria dos atos ilícitos dos quais Dilma Rousseff é acusada.

No requerimento, Ferraço cita reportagem de um jornal carioca que noticiou que o relatório da área técnica do TCU aponta a existência de 17 indícios de irregularidades nas contas da presidente afastada, inclusive com um novo registro de operação de crédito vedado pela lei de Responsabilidade Fiscal.

Ferraço quer que o plenário da comissão vote o pedido na próxima segunda-feira (13) e possa acolher esse material do TCU como prova para a acusação. 

Dilma Rousseff foi afastada da presidência no dia 12 de maio após o plenário do Senado aprovar, por 55 votos favoráveis e 22 votos contrários, a admissibilidade do processo de impeachment. A presidente afastada é acusada de abrir créditos suplementares, via decreto, sem autorização do Congresso Nacional e de contratar, de forma ilegal, operações de créditos.