Política

Câmara da Serra aprova transporte público municipal

A exemplo do que já ocorre em Vila Velha e Vitória, a Serra também poderá ganhar transporte público municipal. A matéria foi aprovada por unanimidade na Câmara

A exemplo de Vila Velha, Serra pode ganhar transporte público municipal Foto: Divulgação/Prefeitura

Uma realidade nas cidades de Vitória e Vila Velha pode chegar também ao município de Serra. A Câmara Municipal aprovou na última quarta-feira (25), por unanimidade, o Projeto de Lei 54/2014, que cria o transporte público municipal. A proposta é de autoria do vereador Gideão Svensson (PR) e, com ela, a Serra passaria a contar com ônibus de bairro a bairro para beneficiar a população do município, que já conta com mais de 120 bairros.

O Executivo tem duas semanas para analisar o projeto e sancioná-lo ou não. De acordo com o projeto, o transporte coletivo público no município de Serra será organizado, gerenciado e planejado pela prefeitura, que irá delegar o serviço a empresas especializadas por meio de concessão ou permissão. Atualmente, a população é atendida por convênio com o Governo do Estado, através do sistema Transcol, controlado e gerenciado pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb).

Para o vereador, esse sistema é caro, ineficiente e de péssima qualidade. “Isso sem falar de sua flagrante desvinculação com o plano diretor da cidade. É lamentável uma cidade com um índice populacional bem superior a Vitória e Vila Velha, cidades que já contam com o sistema municipal de transporte público, ainda ser atendida somente pelo sistema estadual”, ressalta o parlamentar.

Desse modo, a municipalização do transporte coletivo se torna uma saída para a cidade enfrentar o gargalo cotidiano de quem tem o ônibus como principal forma de locomoção. “Na maioria dos casos, a pessoa embarca em um ônibus em seu bairro e precisa ir ao terminal para seguir para outro bairro dentro da mesma cidade. A municipalização vai otimizar tanto o tempo quanto a qualidade do transporte público no nosso município”, disse o republicano.

Gideão destaca que o município de Serra possui uma extensão territorial de aproximadamente 553 quilômetros quadrados e abriga mais de 421 mil habitantes. Mais de 142 mil usuários passam por dia pelo Terminal de Laranjeiras. Pelo terminal de Jacaraípe passam em média 45 mil usuários diariamente. Já no Terminal de Carapina o fluxo de pessoas por dia é de 76 mil.

“Portanto, se calcularmos os usuários de transporte coletivo em nosso município, temos uma média de 263 mil usuários por dia circulando na cidade, com a disponibilidade de uma média de 270 ônibus, ou seja, quase 982 usuários por coletivo, o que é um número bastante expressivo”, aponta o vereador.