Os salários dos agentes da Guarda Municipal da Serra deverão ser reajustados no próximo ano. Além disso, o número de agentes deve dobrar até 2024, podendo chegar a 300 profissionais na corporação.
As informações são do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, que conversou nesta quinta-feira (16) com a jornalista Fabiana Tostes, no programa “De Olho no Poder”, da Jovem Pan News Vitória (90.5 FM).
Vidigal disse que a prefeitura está preparando, para o ano que vem, um novo concurso público para a Guarda Municipal. Segundo ele, a ideia é passar dos atuais 142 agentes para 300 até o fim do seu mandato, no fim de 2024.
O prefeito explicou que, no início de sua gestão, a corporação contava com 96 agentes e chegou a ter 150 em seus quadros, com a convocação de todos os aprovados no concurso realizado em 2016.
Porém, oito agentes se desligaram da Guarda da Serra após passarem em concursos de outras forças de segurança — Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal — e serem convocados.
“A minha proposta é que a gente possa ter um efetivo de 300 guardas municipais na cidade. Até porque a Serra tem uma característica diferente: é uma cidade que não se verticalizou muito, ela cresceu de forma horizontal. E a gente propõe que a Guarda Municipal, que é uma força acessória se segurança, seja utilizada mais nos equipamentos públicos — praças, escolas e creches”.
Vidigal reconheceu também a necessidade de melhorar as condições salariais dos agentes municipais, principalmente pelo fato de a Guarda correr o risco de continuar perdendo profissionais para outras corporações, que possuem salários mais atrativos.
“Vamos implementar um plano de cargos e salários, porque hoje o soldo da Guarda Municipal da Serra é de R$ 1,3 mil. É impossível você manter uma Guarda qualificada com um salário desse. Até porque cada vez que surgir um concurso novo, vamos perder profissionais”, afirmou.
De acordo com o prefeito, o que tem melhorado um pouco a remuneração dos agentes da Guarda da Serra são os plantões que eles têm feito para atuar em atividades relacionadas ao combate à pandemia da covid-19.
“A gente está usando o plantão covid para poder dar uma melhorada no salário da Guarda Municipal. Mas o plantão covid, com certeza vai desaparecer e você precisa criar uma política salarial para a segurança pública da cidade. Até porque você não tem como capacitar e qualificar profissionais que você não tem a garantia que ele se manterá no seu posto de trabalho”, frisou.
Ainda sobre a Guarda Municipal, o prefeito informou que, em janeiro, será lançada a Patrulha Maria da Penha, que auxiliará a Polícia Militar no combate aos casos de violência doméstica na Serra.
LEIA TAMBÉM:
>> Serra decide ter queima de fogos em três praias durante o Réveillon
>> ES terá seis concursos públicos em 2022, confirma Casagrande. Veja quais são!