A sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (13) terá um formato especial, voltada para tratar exclusivamente sobre a duplicação da BR-101 e os recentes acidentes que aconteceram na via, dentre eles o do último domingo, quando 11 pessoas morreram após o micro-ônibus onde estavam colidir com uma carreta que transportava granito.
A decisão de realizar a sessão desta forma foi tomada em reunião na Presidência da Casa na última segunda-feira (11), com a participação de 18 parlamentares que discutiram ainda a possibilidade de representação junto ao Ministério Público Federal (MPF) pedindo a suspensão da cobrança dos pedágios da Eco101.
Para participar da sessão, foram convidados representantes de diversos órgãos, dentre eles o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES), Tribunal de Contas (TC-ES), Governo do Estado, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), além de prefeitos das cidades que são cortadas pela BR-101.
Os deputados capixabas ainda deverão encaminhar no mesmo dia a representação ao MPF pelo fim da cobrança dos pedágios da rodovia federal. Outra decisão tomada pelo colegiado foi a realização de uma audiência pública, com local a ser decidido, para a próxima segunda-feira (18), às 15 horas, com o intuito de ouvir in loco a população afetada pelo atraso das obras e deliberar uma ação civil pública contra a empresa.