Como está cada vez mais difícil encontrar deputados na Assembleia em período de campanha, cogitaram-se a possibilidade de deixar a votação de projetos para um único dia da semana. Ou seja, nos outros dois, na prática, seria uma forma de liberá-los para se dedicar às atividades de campanha. Só que após reunião, os líderes partidários rejeitaram essa proposta e vai ter projeto para ser votado independente do dia da semana. Nada mais justo, já que são apenas três dias na semana que os deputados precisam aparecer no plenário. E tinha gente achando que era muito…

Novo fôlego
O governador Renato Casagrande (PSB) estava bem satisfeito durante o encerramento do Fórum Internacional de Logística e Infraestrutura realizado em Vitória nesta quarta-feira. É que tinha acabado de chegar de Brasília, onde foi a anunciada a duplicação da BR-262 e a construção da ferrovia Vitória-Rio. Foi um afago para os capixabas principalmente depois que a União tirou nosso Fundap.

Um pé atrás
Apesar do otimismo, Casagrande ainda reconhece que essa é “uma vitória com desconfiança”, já que há casos semelhantes de concessão que ainda não saíram do papel. É só lembrar da privatização da BR-101, que foi autorizada, mas que agora está agarrada do TCU por suposta irregularidade no processo de licitação.

Punição
Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) estão de olho nos candidatos que estão descumprindo as regras eleitorais. Nesta quarta-feira, mais dois vereadores por propagando eleitoral antecipada. Fabrício Gandini (PPS), em Vitória, e Dalva da Mata, de Anchieta, terão que pagar multa de R$ 5 mil.

Homenagem
O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Pedro Valls Feu Rosa, recebeu nesta quarta-feira a comenda Orlando Bonfim Júnior, que é concedida a personalidades que trabalham em ações de defesa dos Direitos Humanos. A homenagem aconteceu durante sessão realizada na Assembleia Legislativa.

Nova regra
Em meio ao seu discurso, Feu Rosa assinou um ato normativo que atribui aos juízes a competência para fiscalizar, coibir e relatar violações dos direitos humanos durante revista íntima em presídios. A medida foi tomada após a morte de uma idosa que passou por constrangimentos e teve até que tirar a dentadura antes de visitar um detento. Que coisa…