Pesquisa encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) ao instituto MDA Pesquisa, divulgada nesta terça-feira (21), revela que sete em cada dez brasileiros — ou 70,9% — avaliam de forma negativa o governo Dilma Rousseff. Eles classificam o governo como “ruim” ou “péssimo”.
Por outro lado, 7,7% aprovam o governo — são os brasileiros que consideram a gestão Dilma “ótima” ou “boa”. Os entrevistados que julgam a administração Dilma “regular” são 20,5%. Outros 0,9% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
O levantamento, realizado pela MDA Pesquisas, ouviu 2.002 pessoas em todo o País e foi feito entre os dias 12 e 16 de julho.
Na última pesquisa da CNT/MDA Pesquisa, 64,8% dos entrevistados consideravam o governo “ruim” ou “péssimo”. Portanto, houve um aumento de 6,1 pontos percentuais na reprovação da gestão da petista. Outros 10,8% diziam que o governo Dilma era “ótima” ou “boa”.
A pesquisa também aferiu a opinião dos entrevistados sobre impeachment, a expectativa quanto ao emprego, renda, saúde, educação, a Operação Lava Jato, eleições e política.
De acordo com os números, 62,8% são a favor do impeachment da presidente e 32,1% são contra. Além disso, para os que são favoráveis ao impedimento da presidente, 26,8% citaram as irregularidades na prestação de contas do Governo (as pedaladas fiscais) e 25% citaram a corrupção na Petrobras.
Esta foi a pesquisa de número 128 da MDA encomendada pela CNT. De acordo com o diretor da MDA Pesquisa, Marcelo Souza, a pesquisa mostrou também que 79,9% desaprovam o desempenho pessoal da presidente da República enquanto 15,3% aprovam.
Eleições 2018
A pesquisa também aferiu a intenção de voto para a Presidência da República dos entrevistados. Se as eleições gerais fossem hoje, Aécio Neves (PSDB) teria 35,1% dos votos, Lula (PT) teria 22,8%, Marina Silva (Rede) obteria 15,6% dos votos e Jair Bolsonaro (PP), 4,6%.