Política

Socialistas discutem estratégias e alianças para disputa no ES

Cerca de 50 militantes do PSB de Vitória estiveram reunidos com o presidente estadual do partido, Luiz Ciciliotti, na noite da última quarta-feira (07). Na pauta do encontro, os socialistas discutiram as estratégias eleitorais para o pleito de outubro.

De acordo com o vereador de Vitória, Serjão Magalhães, a sigla mostra-se favorável a uma possível aliança com o PSDB, embora os tucanos confirmem o lançamento de candidatura própria. “A gente simpatiza com esse movimento. O próprio governador fez um convite, mas ainda estamos esperando uma resposta”, disse o parlamentar.

Aproximação com o PR

Já sobre uma possível aproximação entre o PSB e o PR do senador Magno Malta, Serjão afirmou que o período é de conversas. “A política se faz com aglutinação. O senador tem um público cativo, e a gente tem que respeitar. A hora é de conversar, não é de fazer acordo a todo custo. Tenho certeza que o governador saberá conduzir esse processo”, disse o vereador.

O presidente regional do PSB, Luiz Ciciliotti, foi procurado para comentar o assunto, mas o telefone estava desligado. A assessoria do senador Magno Malta chegou a atender, mas informou que o senador não poderia comentar o caso no período da manhã desta quinta-feira.

Pré-candidatura

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou na última terça-feira (06) que será candidato à reeleição pelo PSB. Ao mesmo tempo, Casagrande declarou que vai apoiar a chapa de seu partido na eleição presidencial, formada pelo presidente Nacional do PSB, Eduardo Campos, e pela ex-senadora Marina Silva, fundadora da REDE e candidata a Vice dos socialistas.

Casagrande disse que até então tinha permanecido neutro na disputa presidencial para preservar uma unidade política entre os partidos no Estado. “Queríamos a manutenção da unidade, cheguei ao ponto máximo de esforço. Cheguei a me ausentar do partido buscando a preservação (da unidade), mas parte do PMDB e do PT se posicionaram para uma candidatura própria e aquilo que tinha sido construído não tinha ambiente para ser mantido”, avaliou.