Política

'Temos muitos fios desencapados para encapar', diz Erick Musso

Em sessão de abertura dos trabalhos legislativos, presidente da Assembleia marca votação de comissões para segunda para que deputados tenham tempo de negociar e se acertarem até o fim da semana

Foto: Reprodução TV Assembleia

Em uma sessão de instalação rápida e sem deliberações, o presidente da Assembleia, Erick Musso (Republicanos) abriu os trabalhos legislativos e marcou a definição de quem irá presidir as comissões da Casa para a sessão da próxima segunda-feira. “Vamos ter o fim da semana, até domingo, para exercer toda a possibilidade de conversas e assim definir as comissões. Portanto, não vamos fazer votação de comissões nesta quarta (3)”, disse o presidente.

E parece que as negociações estão realmente difíceis. Erick Musso fez referência às conversas de forma bem humorada, mas que reflete o clima de embate entre alguns deputados. “Vamos aproveitar esse tempo até segunda e tentar encapar a maior parte dos fios desencapados. Temos muitos rolos de fita isolante para encapar todos esses fios”, brincou.

As duas principais comissões que geram conflito são as de Agricultura e de Segurança. Na Comissão de Agricultura, de Silvicultura, de Aquicultura e Pesca, de Abastecimento e de Reforma Agrária a briga é entre a atual presidente Janete de Sá (PMN) e Marcos Garcia (PV).

Outro conflito é em relação à Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado. O atual presidente é o deputado Delegado Danilo Bahiense (sem partido). Mas quem pleiteia o colegiado é Luiz Durão (PDT), aliado do governador Renato Casagrande.

Quem participou da sessão de instalação foi o secretário-chefe da Casa Civil do governo do Estado, Davi Diniz. Em um breve discurso, ele exaltou a condução da Assembleia e disse esperar ainda mais trabalho dos parlamentares nos próximos dois anos. “Não podia deixar de fazer saudação breve, desejar que seja um biênio de muito trabalho e muito sucesso e que a nossa Assembleia continue sendo exemplo para todo País. E que possa continuar prestando serviços a toda população”.   

Quem também discursou foi o primeiro vice-presidente, deputado Marcelo Santos (Podemos). Ele chamou a atenção para o momento vivido em função d pandemia e os desafios que virão pela frente para os deputados. “Num momento difícil, em que enfrentamos a mais grave crise dos últimos anos, crise  financeira, administrativa e potencializada pela covid-19 que matou tantos irmãos e irmãs. É um momento importante, que mostra a experiência, que o Erick conseguiu na atividade parlamentar. É um momento histórico nas nossas vidas, não só pela reeleição, mas porque não pensamos que pudéssemos discutir o processo eleitoral em meio a uma pandemia”.