Um fato curioso sobre as eleições municipais em Mimoso do Sul foi tema de uma discussão nas redes sociais entre os moradores da cidade. Uma urna eletrônica foi encontrada, cinco dias após a votação, no interior de uma Kombi do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, que fretou o veículo para a Justiça Eleitoral.
A urna foi encontrada na manhã desta sexta-feira (7), depois que o veículo foi entregue ao Sindicato. Ela estava lacrada e não chegou a ser utilizada nas eleições. O fato foi oficializado pelo juiz eleitoral do município, Ézio Luiz, que comunicou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Por meio de nota, o cartório eleitoral de Mimoso do Sul informa que a urna eletrônica, encontrada no interior da Kombi, não computa votos, não foi utilizada nas eleições e estava lacrada. Ela veio do distrito de Conceição de Muqui totalmente lacrada. Além disso, informa ainda que as urnas de sessão são diferentes das urnas de reserva. As de sessão são contadas de uma a uma, e as de reserva só são utilizadas caso exista a necessidade.
Apesar de não alterar o processo eleitoral, o fato de a urna ter sido esquecida e só encontrada cinco dias após as eleições levantou uma discussão nas redes sociais. “Será que não tem controle da quantidade de urnas?”, indagou uma moradora da cidade. “Que a justiça seja feita e não esquecida”, comenta outra.