Dos 30 deputados estaduais do Espírito Santo, 25 se ausentaram de uma ou mais sessões plenárias em 2016.
De acordo com levantamento realizado pelo jornal online Folha Vitória com base no portal da transparência da Assembleia Legislativa (Ales), a deputada Luzia Toledo (PMDB) foi a que mais se ausentou das sessões ordinárias para exercer outras atividades. Ao todo, a peemedebista teve um total de 16 faltas em 2016.
Em seguida, figuram no ranking o deputado Freitas (PSB), com 15, Marcos Bruno (REDE) e Cacau Lorenzoni (PP), com 14 cada, Guerino Zanon (PMDB), com 12, Sandro Locutor (PROS) e Gildevan Fernandes (PMDB), com 11 cada, e Luiz Durão (PDT) e Almir Vieira (PRP), com dez faltas cada.
Não registraram nenhuma falta os deputados estaduais Sergio Majeski (PSDB), Hércules Silveira (PMDB), Amaro Neto (SD), Enivaldo dos Anjos (PSD) e Hudson Leal (PTN).
De acordo com o parágrafo sexto do regimento interno da Ales, os deputados podem ter até três justificativas mensais de ausências nas sessões ordinárias para atendimento de atividades parlamentares fora do recinto da Casa, sem ônus à remuneração.
Pela norma, o pedido de justificativa deve ser dirigido ao presidente e lido na primeira sessão ordinária após o seu recebimento. Conforme a legislação da Casa, a presidência, atualmente ocupada pelo deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM), tem de deixar de receber a solicitação de quem estiver acima do limite estabelecido.
A deputada Luzia Toledo foi procurada, por telefone, para comentar o levantamento, mas não foi encontrada.
Confira abaixo a relação de faltas dos deputados estaduais em 2016*:
ALMIR VIEIRA – 10
BRUNO LAMAS – 8
CACAU LORENZONI – 14
DA VITÓRIA – 8
DARY PAGUNG – 3
EDSON MAGALHÃES – 4
ELIANA DADALTO – 7
ERICK MUSSO – 5
EUCLÉRIO SAMPAIO – 4
FREITAS – 15
GLDEVAN FERNANDES – 11
GILSINHO LOPES – 7
GUERINO ZANON – 12
JANETE DE SÁ – 7
LUIZ DURÃO – 10
LUZIA TOLEDO – 16
MARCELO SANTOS – 8
MARCOS BRUNO – 14
MARCOS MANSUR – 6
NUNES – 5
PADRE HONÓRIO – 1
RAQUEL LESSA – 6
RAFAEL FAVATTO – 2
SANDRO LOCUTOR – 11
THEODORICO FERRAÇO – 4
(*) Os deputados não citados na relação não tiveram nenhuma falta em 2016.