Nesta quarta-feira (01), a partir das 10h, a Câmara dos Deputados dá posse aos parlamentares eleitos e reeleitos no pleito de outubro de 2022.
Pelo Espírito Santo, os capixabas elegeram dez deputados federais, que serão empossados durante a cerimônia realizada em Brasília.
O índice de renovação da bancada capixaba na Câmara foi de 50%. Por isso, serão empossados cinco deputados reeleitos e outros cinco estreantes na Casa.
LEIA TAMB´ÉM: Saiba como será a posse dos deputados na Assembleia do ES
Também são cinco os parlamentares que deixam seus mandatos por não terem conseguido se reeleger.
Veja quem entra e quem sai na nova legislatura:
DEPUTADOS FEDERAIS QUE TOMARÃO POSSE NESTA QUARTA:
Amaro Neto (Republicanos) – 52.375 votos;
Da Vitória (PP) – 71.779 votos;
Dr. Victor (Podemos) – 53.483 votos;
Evair de Melo (PP) – 75.034 votos;
Gilson Daniel (Podemos) – 74.215 votos
Gilvan da Federal (PL) – 87.994 votos;
Helder Salomão (PT) – 120.337 votos;
Jack Rocha (PT) – 51.317 votos;
Messias Donato (Republicanos) – 42.640;
Paulo Foletto (PSB) – 48.776 votos.
Capixabas vão poder legislar e participar da votação de projetos importantes para o país
Os 513 integrantes da Câmara dos Deputados são eleitos a cada quatro anos. Cada estado tem entre 8 e 70 representantes, mas o que faz um deputado federal?
Como representante do povo, esse parlamentar tem duas atribuições principais, estabelecidas na Constituição: legislar e fiscalizar. Nos últimos anos, os deputados têm ganhado cada vez mais relevância também na definição do Orçamento federal.
Saiba como será a sessão de posse dos deputados
Na sessão de posse da 57ª Legislatura da Câmara, os deputados de cada estado e do Distrito Federal são chamados individualmente para prestar o juramento.
A chamada começa pela região Norte e termina com a região Sul. Dentro de cada unidade da Federação, os parlamentares são anunciados em ordem alfabética.
Em entrevista à Rádio Câmara, o consultor legislativo Leo Van Holte deu detalhes desta parte da cerimônia.
“É um juramento semelhante ao que o presidente da República faz. O juramento consiste na seguinte declaração: ‘Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil’. Depois desse compromisso, é feita a chamada e cada deputado, de pé, ratifica essa declaração, dizendo: ‘Assim o prometo’, permanecendo os demais sentados e em silêncio”, explica.
Terminada a sessão de posse, os deputados se preparam para um segundo compromisso nesta quarta-feira. É a sessão de eleição da Mesa Diretora da Câmara, que está prevista para as 16h30.
Posse de Magno Malta também será nesta quarta
Eleito senador pelo no Espírito Santo, com 887.882 votos, Magno Malta (PL) volta ao cargo após quatro anos sem mandato. Assim como os deputados federais, ele também será empossado no cargo em sessão solene realizada nesta quarta.
O mandato de senador tem duração de oito anos. Já fazem parte da bancada capixaba no Senado os senadores Fabiano Contarato (PT) e Marcos Do Val (Podemos), eleitos no pleito de 2018.
*Com informações da Câmara dos Deputados