Os 30 deputados estaduais eleitos no pleito de outubro de 2022 tomarão posse na nova legislatura na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) nesta quarta-feira (1º), a partir das 10 horas, em uma sessão solene a ser realizada no Plenário Dirceu Cardoso, marcando o início da 20ª legislatura na Casa.
A renovação no Parlamento estadual é de 53%, ou seja, dos 30 deputados que disputaram a eleição em 2022, apenas 14 se reelegeram. Dezesseis são novatos.
Como tradicionalmente acontece, a sessão será presidida pelo parlamentar mais idoso da legislação eleita, no caso Theodorico Ferraço (PP), que tem 85 anos.
Autoridades dos demais Poderes, como o governador do Estado, o presidente do Tribunal de Justiça; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES); o presidente do Tribunal de Contas (TC-ES); e, também, o procurador-geral de Justiça, como representante do Ministério Público Estadual (MPES), devem participar da solenidade.
LEIA TAMB´ÉM: Saiba como será a posse dos deputados na Assembleia do ES
Logo após dar início aos trabalhos, Ferraço deverá escolher outros dois deputados de partidos diferentes para assumirem a função de primeiro e segundo secretários da sessão.
O passo seguinte, após a definição do presidente da sessão, é a proclamação dos nomes dos deputados diplomados, em ordem alfabética e com seus respectivos partidos políticos.
Caso o parlamentar não esteja presente em plenário na sessão solene, a posse poderá ser realizada no prazo de 30 dias, prorrogável por igual período, a requerimento do deputado interessado.
Deputado mais votado do Espírito Santo, com 138.523 votos, Sérgio Meneguelli (Republicanos) se recupera de uma cirurgia para tratar diverticulite, mas deve participar da cerimônia de posse.
Veja quem são os deputados do ES que vão tomar posse em Brasília
Já a eleição da Mesa Diretora não ocorrerá na mesma sessão. Ela deve acontecer a partir das 15h30 desta quarta-feira (1º).