O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, foi demitido do cargo. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) fez o anúncio em uma rede social nesta segunda-feira (8).
“Comunico a todos a indicação do Professor Abraham Weintraub ao cargo de Ministro da Educação. Abraham é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta. Aproveito para agradecer ao Prof. Velez pelos serviços prestados”, escreveu Bolsonaro.
Durante o final de semanda, o presidente reconheceu problemas de gestão no Ministério da Educação.
“Está bastante claro de que não está dando certo. Ele é bacana e honesto, mas está faltando gestão, que é coisa importantíssima”, disse no domingo.
O Ministério da Educação vive uma crise interna que envolve demissões, disputas entre grupos e recuos de ações.
Desde que iniciou à frente do ministério, o colombiano tem sido criticado por sua administração. Em menos de três meses de governo, Vélez Rodríguez já exonerou dezenas de pessoas em postos-chave no MEC, voltou atrás em várias decisões e tomou uma série de medidas desastrosas.
A gestão turbulenta já coloca em risco programas importantes da pasta e as provas do Enem.