
O fechamento da Secretaria de Agricultura, para a junção com a de Meio Ambiente, causou muito debate e reclamação por parte dos produtores rurais e moradores do interior de Guarapari. A alegação é que um olhar e cuidado mais direcionado para a agricultura não existe mais, e que o povo do campo foi esquecido.
Ao ouvir as reivindicações dos interioranos, o vereador Denizart Zazá (PSDB), junto a seus colegas Thiago Parterlini (PMDB), Lennon Monjardim (PODEMOS) e Marcos Grijó (PDT), além da defensora pública Elizabeth Haddad, se fez proponente da reunião realizada nesta quarta-feira (25) para dialogar e debater os problemas enfrentados pelos agricultores e feirantes com o poder executivo, que não enviou nenhum representante.
“É lamentável que nenhum representante do executivo tenha comparecido, foi um ponto muito negativo para o nosso debate”, pontuou Zazá.
Um dos mais indignados era o vereador Grijó, segundo ele, a atual gestão trata com descaso a área rural. “O prefeito precisa aprender a ter diálogo, a governar com o povo. Nós convidamos e ninguém compareceu. Nosso povo está passando por dificuldades, com falta de máquinas, equipamentos, caminhões”.
O parlamentar continuou dizendo que a situação dos moradores do campo é precária. “As estradas estão em situação periclitante, os ônibus escolares e coletivos estão a ponto de parar, não há condições de passar. Precisamos de estrutura e organização, com todo maquinário necessário”, relatou Grijó acrescentando que nenhum secretário sozinho consegue lidar com duas pastas.
Paterlini faz coro com o vereador, concordando que é lamentável o executivo não ter designado ninguém para comparecer na reunião. “Zazá veio explanar as dificuldades e a falta de recursos para os agricultores e produtores rurais. Se torna muito mais econômico criar uma Secretaria única para a agricultura levando em conta que ela fortalece e gera um grande retorno financeiro bem maior que o gasto na criação da pasta”.
Beth Haddad se uniu aos vereadores na luta por melhorias no campo. “Não podemos findar, são essas iniciativas que fazem a diferença. Nossa Cidade Saúde está doente. O mote da unificação das Secretarias foi à economia, mas o que está sendo visto é o abandono do povo do interior e a agricultura deixada de lado”.
Denizart conclui dizendo que é fundamental uma secretária de agricultura com foco na valorização do agricultor e na geração de renda para o município.