Política

Vereador de Vitória defende 10% do cachê de artistas de fora para artistas locais

A emenda apresentada por Leonil aumenta ainda a abrangência da legislação para eventos públicos e privados que não sejam musicais, como feiras e exposições

Casaca é uma dos grupos musicais do Espírito Santo Foto: Divulgação

O vereador de Vitória Leonil (PPS) quer fazer uma emenda à Lei 7905/2010, que exige apresentação de artistas locais em eventos musicais com shows nacionais e internacionais. Caso a alteração proposta pelo vereador seja aprovada, artistas regionais deverão receber ao menos 10% do valor pago ao artista principal.

A emenda apresentada por Leonil aumenta ainda a abrangência da legislação para eventos públicos e privados que não sejam musicais, como feiras culturais e exposições de artes. 

“É importante prestigiarmos artistas consolidados, mas temos garantir oportunidades para o público conhecer os nossos talentos”, comenta o vereador.

Pelo não cumprimento das exigências, a emenda prevê não autorização para a realização do evento ou suspensão do alvará de funcionamento da empresa produtora ou responsável pelo local por no mínimo seis meses.

A Lei

Sancionada pelo então prefeito de Vitória João Coser (PT), a Lei 7905/2010, além de obrigar a apresentação de artistas locais em shows musicais realizados em Vitória com artistas de fora do Espírito Santo, prevê multa aos infratores.

A fiscalização, segundo a lei vigente, fica por conta do conselho capixaba da Ordem dos Músicos no Brasil.