Política

Vereador preso por corrupção é reeleito com recorde de votos em Ibatiba

Beto da Saúde está preso desde o dia 6 de setembro, após ser acusado pelo Ministério Público dos crimes de corrupção, associação criminosa, peculato e compra de votos

Mesmo de dentro do presídio, o candidato a vereador ‘Beto da Saúde’ (PSD), foi o mais votado em Ibatiba Foto: ​Reprodução

O vereador Carlos Alberto dos Santos, ‘Beto da Saúde’ (PSD), que está preso desde o dia 6 de setembro deste ano, foi o campeão de votos em Ibatiba e se reelegeu para o cargo. O candidato, que teve 999 votos válidos, poderá assumir (se estiver em liberdade até o dia da posse) já que ainda não foi condenado pela Justiça.

‘Beto da Saúde’ foi denunciado pela Promotoria de Justiça de Ibatiba por corrupção, associação criminosa, peculato e corrupção eleitoral visando a compra de votos. A denúncia inclui também o ex-vice-prefeito de Venda Nova do Imigrante, Orlando Filetti Filho, e outros três acusados.

Durante a investigação, foi autorizada pela Justiça a prisão preventiva de ‘Beto da Saúde’ e a condução coercitiva dos outros envolvidos. Segundo o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), ficou comprovado que o vereador eleito, beneficiado pelo cargo efetivo que ocupava na Secretaria de Saúde de Ibatiba, fazia o agendamento de consultas, exames, encaminhamento de pacientes para cirurgias, internações, como forma de captar votos ilicitamente.

Na denúncia do MPES foi constatada a utilização da máquina pública de forma sistemática, com foco na Secretaria Municipal de Saúde de Ibatiba, para que ‘Beto da Saúde’ e os demais denunciados obtivessem vantagens ilícitas, favorecimento pessoal, além da prática de captação ilícita de sufrágio. O MPES solicitou a condenação dos denunciados pelos respectivos crimes cometidos.

O vereador foi eleito para seu segundo mandado. Em sua primeira eleição à Câmara de Vereadores do município em 2012, ele também foi o mais votados entre os candidatos.