Política

Vereadores de Vila Velha aprovam projeto que proíbe venda de refrigerante em escolas da cidade

A matéria, de autoria do vereador Valdir do Restaurante (Avante), destaca o aumento no consumo de bebidas com alto teor de açúcar como uma das principais causas da obesidade infantil

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Os vereadores de Vila Velha aprovaram esta semana, em regime de urgência, um projeto de lei que proíbe a venda de refrigerantes nas escolas públicas de educação básica do município. A votação aconteceu durante a sessão da última quarta-feira (6).

A matéria, de autoria do vereador Valdir do Restaurante (Avante), destaca o aumento no consumo de bebidas com alto teor de açúcar e os alimentos industrializados como uma das principais causas da obesidade infantil.

“O que vemos hoje é o excesso de consumo de bebidas açucaradas, e alimentos industrializados – pouco saudáveis, que trazem riscos a saúde e estão causando doenças como obesidade diabetes, aumento dos níveis de colesterol no sangue, e hipertensão arterial. Esses problemas tem sido frequentes em crianças e adolescentes e nós precisamos acabar com isso”, contou.

Inicialmente, o projeto também vetava a venda em escolas particulares, mas o próprio vereador apresentou uma emenda para a retirada dessa parte do projeto antes que da votação em plenário.

A matéria agora será encaminhada para sanção do prefeito.