Política

Vereadores esvaziam Câmara com forma de protesto e sessão é cancelada em Guarapari

A sessão foi encerrada por falta de quórum

Foto: Folha da Cidade

Após decisão da justiça que determinou retorno do vereador Dito Xaréu (SD) aos trabalhos na Câmara de Guarapari, alguns parlamentares resolveram fazer um ato de repúdio na Casa de Leis. Na sessão ordinária de quinta-feira (27), vereadores que não concordaram com a decisão do judiciário esvaziam o plenário fazendo com que a sessão fosse encerrada por falta de quórum.

De acordo com o vereador Marco Grijó (PDT), um dos parlamentares que deixou o plenário, houve uma exposição do parlamento nos últimos dias. “Utilizamos o processo democrático como forma de repúdio e derrubamos o quórum esvaziando a sessão. Entendemos que as últimas decisões não foram muito favoráveis ao parlamento. O retorno do vereador do Dito foi um desrespeito a decisão tomada pela Câmara de forma democrática. Está havendo uma invasão de poderes”, explicou.

Foto: Aline Couto

Perguntado se nas próximas sessões os vereadores tomarão as mesmas atitudes até que seja resolvida a questão, Grijó disse que depende do entendimento futuro dos vereadores. “Pode acontecer que enquanto o Dito permanecer não haverá mais sessão, não estou afirmando, apenas dizendo que pode acontecer. Cada um tem um entendimento. Precisamos pensar que temos matérias importantes a serem votadas, mas também não podemos esquecer que esse parlamento precisa de respeito”.

“Os vereadores estão se sentindo envergonhados por estarem sentados ao lado do colega por tudo que aconteceu”, contou Ênis Soares (PRB), presidente da Câmara Municipal.

O presidente relatou que os vereadores decidiram abandonar a sessão por entenderem que a decisão do parlamento é soberana e democrática. “Eles têm as razões deles, a gente está aqui para apoiar se for necessário. Vamos dialogar com os vereadores para saber a decisão que será tomada na próxima sessão”.