Política

Viana anuncia segunda escola cívico-militar no município

A primeira escola cívico-militar do Espírito Santo foi inaugurada em outubro de 2020, no bairro Vila Bethânia

Foto: Divulgação / Prefeitura de Viana
Escola cívico-militar de Vila Bethânia

O município de Viana terá mais uma escola cívico-militar. Dessa vez, o modelo educacional será implementado no bairro Campo Verde. A previsão é de que as obras sejam concluídas em um ano. Esta será a segunda escola do tipo na cidade. A primeira fica no bairro Vila Bethânia.

O anúncio foi feito pelo prefeito de Viana, Wanderson Bueno. O projeto de implantação da segunda escola cívico-militar foi apresentado à comunidade, na unidade de ensino Professora Divaneta Lessa de Moraes, escola que será reformulada para a modalidade cívico-militar.

Durante a audiência, o prefeito Wanderson Bueno e a secretária de Educação de Viana, Luzian Belisario, deram detalhes de implantação do projeto e a metodologia que será aplicada, entre outras informações. O diretor José Lúcio também esteve presente.

Além da concordância por unanimidade dos presentes na transformação da escola para cívico-militar, na ocasião também foi assinada a ordem de serviço para a manutenção predial e corretiva da unidade de ensino. O investimento será de R$ 2.194.042,015, com previsão de 12 meses para conclusão das obras. A escola terá quadra, campo, e a primeira piscina semi-olímpica de Viana.

Escola cívico-militar em Vila Bethânia

A primeira escola cívico-militar do Espírito Santo foi inaugurada em outubro de 2020, em Viana. A unidade está localizada no bairro Vila Bethânia. As disciplinas ministradas na escola são aplicadas por professores regulares e militares da reserva.

Para contar com a atuação dos militares, a prefeitura do município firmou um convênio com a Polícia Militar do Espírito Santo, onde os policiais cedidos trabalharão em regime de colaboração para desenvolver as atividades relacionadas à disciplina de Ética, Cidadania e Ordem Unida, além de auxiliar o corpo docente nas demais atividades.

Os alunos da unidade de ensino têm o uniforme semelhante à farda da Polícia Militar e terão no dia a dia escolar o momento para realização de ritos cívico-militares, como hasteamento e arriamento da Bandeira do Brasil, formação para cantar o Hino Nacional, entre outros.

A escola cívico-militar de Viana conta com uma área construída de 2.114,80 m². O espaço é composto por um bloco educacional com dois pavimentos e área esportiva coberta. A unidade contará com 10 salas de aula, laboratório, banheiros e demais espaços. A obra faz parte do Programa Municipal de Obras (PMO) e conta com um investimento do município de mais de R$ 4,5 milhões.