Depois do escândalo envolvendo o afastamento do prefeito, secretários e assessores diretos, a cidade de Vargem Alta agora recebe um choque de gestão. É que, interinamente no comando da prefeitura há 13 dias, o vice-prefeito Cláudio Pazetto (PR) já cancelou contratos, e, segundo ele, identificou irregularidades praticadas nos últimos anos pelos gestores afastados e anuncia a troca de secretários.
O déficit orçamentário encontrado, segundo o prefeito interino, é de mais de R$ 12 milhões. Só com a redução dos cargos de subsecretário das dez secretarias municipais a prefeitura vai economizar cerca de R$ 25 mil mensais aos cofres públicos.
“Eu sei que minha gestão é do tipo ‘tampão’ e prevista para durar apenas sessenta dias, mas pretendo dar uma reviravolta na administração enquanto prefeito interino. Temos problemas com compra de combustíveis, aluguéis de veículos, dívidas de shows e de transporte escolar, servidores que fazem uso de veículos para fins particulares, falta de emissão de notas fiscais e muito mais. A cada fato que descobrimos, nos assustamos”, destaca Pazetto.
De acordo com o prefeito, a arrecadação mensal do município é de R$ 3,8 milhões e somente a folha de pagamento do quadro de servidores, é de R$ 2,61 milhões, ou seja, bem acima do limite prudencial. “Enviei nesta terça-feira (13) projeto de lei extinguindo onze cargos, sendo dez de subsecretários e um de assessor de gestão, que tem status de secretário municipal. Também assinei um decreto que institui que todos os veículos oficiais devem ser plotados com o brasão do município e recolhidos em garagem municipal ao fim do expediente, evitando, assim, o uso dos mesmos para fins particulares”, ressalta o prefeito interino.
Outras medidas são a reabertura de postos de fiscalização municipal que estão fechados há um ano, o cancelamento de festas agendadas para este ano e a quebra de um contrato de aluguel de veículos de passeio para atendimento a gabinete e algumas secretarias. “Só o cancelamento de contrato para aluguel de veículos vai gerar uma economia mensal à administração de quase vinte mil reais”, frisa o prefeito interino.
Outra situação irregular detectada aconteceu neste último sábado (10) com a retirada de documentos do prédio administrativo da Prefeitura. Foi instaurado um inquérito policial para apurar os responsáveis e o motivo.
Para a reavaliação de contratos e licitações o prefeito interino conta com uma comissão técnica investigativa, montada em sua equipe de governo.