Política

Pesquisa mostra polarização na Serra com Vidigal à frente

Ex-prefeito tem 46,8% e Fábio (Rede) cresce para 17,8%. Mais atrás está Vandinho Leite (PSDB) com 12,8% das intenções de voto do eleitor serrano

Foto: Agência Brasil

Uma frente cômoda, mas um rival que desponta no cenário. Assim está a corrida eleitoral na Serra, de acordo com o resultado da segunda pesquisa de intenção de voto Rede Vitória/Futura no município. Pelos números do levantamento estimulado, quando são apresentados os nomes dos concorrentes ao eleitor, o ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT) aparece em primeiro com 46,8% da preferência do eleitor. Em seguida aparece Fábio (Rede) com 17,8%. Mais atrás está Vandinho Leite (PSDB) com 12,8% das intenções de voto do eleitor serrano.

Na sequência aparecem Bruno Lamas (PSB) com 3,8%; Alexandre Xambinho (PL) com 2,3%; Gracimeri Gaviorno (PSC) com 1,5%; Delegado Federal Márcio (MDB) com 1%; e Luciana Malini (PP) com 0,8%. Não sabe, não respondeu, indeciso tem 6%. Ninguém, branco e nulo aparece com 7,5%.

Foto: Divulgação/Rede Vitória/Futura

No levantamento espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos concorrentes, Sérgio Vidigal também aparece em primeiro, dessa vez com 35,8%. Fábio vem em seguida com 19,3% e Vandinho Leite tem 8%.

Mais atrás estão Gracimeri Gaviorno, com 1,3%; Bruno Lamas, com 1%; Alexandre Xambinho, com 1%; Ebinho (PCdoB), com 0,3%; e Delegado Federal Márcio com 0,3%. Não sabe, não respondeu, indeciso tem 16,3%. Ninguém, branco e nulo ficou com 13%. Outro tem 4%.

Foto: Divulgação/Rede Vitória/Futura

Quando os entrevistados perguntaram aos eleitores em quem não votariam em nenhuma hipótese, o candidato que aparece com o maior índice de rejeição é o ex-prefeito Sérgio Vidigal. Ele tem 24,8%. Bruno Lamas vem em seguida com 16,5% e Vandinho Leite tem 13,5%.

Alexandre Xambinho ficou com 10%, mesmo percentual de Fábio. Já o Delegado Federal Márcio tem 7,8%; Luciana Malini tem 6,3%; Ebinho tem 5,5%; e Gracimeri Gaviorno tem 5%. Rejeita todos ficou com 4,8%. Não rejeita nenhum tem 12,5%. Não sabe, não respondeu tem 12%.

Foto: Divulgação/Rede Vitória/Futura

Na comparação com a primeira pesquisa da Serra, divulgada no dia 16 de outubro, os dois primeiros colocados foram os que mais cresceram no novo levantamento. Sérgio Vidigal passou de 38,2% das intenções de voto no primeiro levantamento estimulado para 46,8% agora, mais de oito pontos percentuais de crescimento. O segundo colocado Fábio passou de 10,3% para 17,8%, ou seja, 7,5 pontos percentuais. Os demais candidatos aparecem com números abaixo dos 4%.

Na pesquisa espontânea, os crescimentos dos dois primeiros são ainda mais expressivos. Enquanto Vidigal passou de 20,7% no primeiro levantamento, para 35,8% agora, Fábio foi de 7,8% para 19,3%. Vandinho Leite passa de 4,5% para 8%.

Já no levantamento que aponta a evolução da rejeição dos candidatos, Sérgio Vidigal aparecia com 19,2% em 16 de outubro e agora tem 24,8%. Vandinho tinha 11,3% e agora tem 13,5%. Bruno Lamas tinha 10,7% e agora aparece com 16%.

O eleitor da Serra também foi questionado sobre quem deve ganhar a eleição, independente do candidato em quem vai votar. A pergunta foi: “Destes candidatos, quem você acha que vai ganhar a eleição?”. Sérgio Vidigal tem 60%, seguido de Fábio com 13,5% e Vandinho Leite com 9,5%. Bruno lamas aparece com 1,5%; Xambinho tem 1,3%; Luciana Malini tem 0,8%; Deputado Federal Márcio tem 0,8%; e Gracimeri Gaviorno ficou com 0,5%. Não sabe, não respondeu tem 12,3%.

Foto: Divulgação/Rede Vitória/Futura

A pesquisa também aponta o índice de aprovação dos governos municipal, estadual e federal, bem como os gestores em cada um dos níveis. Veja abaixo como o eleitor da Serra vê os desempenhos dos governantes e das gestões:

Foto: Divulgação/Rede Vitória/Futura

A pesquisa foi realizada pela Futura para a Rede Vitória e contemplou 400 entrevistas, com margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas no dia 31 de outubro de 2020, face a face com o eleitor, respeitando todas as determinações sanitárias das autoridades de saúde. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES-05236/2020.