Política

Vitórias em Pernambuco e Minas garantem reeleição de Dilma na eleição mais disputada em 30 anos

O mapa das votações no Brasil revela um país dividido. A presidenta reeleita Dilma Rousseff (PT) venceu no Norte e no Nordeste. Aécio Neves (PSDB) ganha nas outras três regiões

A presidente reeleita teve 1.977.285 votos a mais que Aécio Foto: Agência Brasil

Dois Estados foram decisivos para a vitória de Dilma Rousseff (PT) sobre Aécio Neves (PSDB) nas eleições deste fim de semana: Minas Gerais e Pernambuco. Em Pernambuco, onde Marina Silva (PSB) havia vencido no primeiro turno, a petista absorveu boa parte dos votos da concorrente e impôs uma diferença de 40 pontos percentuais ao tucano.

Em números absolutos, a presidente teve 1.977.285 votos a mais que Aécio, o que representa cerca de 60% da vantagem conquistada por ela no País inteiro. Em todo o Estado, Dilma só perdeu em um município: Taquaritinga do Norte.

Em Minas, segundo colégio eleitoral do País e berço político do tucano, a petista manteve a dianteira, ainda que estreita, conquistada no primeiro turno, graças aos votos do norte do Estado e do Triângulo Mineiro. No total, a presidente teve no Estado 550.425 votos de vantagem.

Dilma vence no Norte e no Nordeste, Aécio ganha nas outras três regiões

O mapa das votações no Brasil revela um país dividido. A presidenta reeleita Dilma Rousseff (PT) venceu no Norte e no Nordeste. O senador Aécio Neves (PSDB) ganhou no Centro-Oeste, no Sudeste e no Sul.

Dilma obteve a maior vantagem no Nordeste, onde conseguiu 71,69% contra 28,31% de Aécio, com diferença de 12,2 milhões de votos. No Norte, a presidenta reeleita ganhou por 56,54% contra 43,46%. A vantagem na região chegou a 1,01 milhão de votos.

Em termos percentuais, Aécio conseguiu a maior vantagem no Sul, onde venceu Dilma por 58,9% a 41,1%. No Centro-Oeste, o candidato da oposição obteve 57,42%, contra 42,58% da presidenta. No Sudeste, Aécio venceu por 56,18% a 43,82%.

Em número de eleitores, no entanto, o senador tucano teve a maior vitória no Sudeste, com diferença de 5,6 milhões de votos sobre Dilma. A vantagem correspondeu a 2,9 milhões de votos no Sul e a 1,1 milhão no Centro-Oeste. O desempenho foi insuficiente para impedir vitória de Dilma, que ganhou por 3,46 milhões de votos de diferença.

Em algumas regiões, no entanto, a vitória não foi unânime. Dilma venceu em todos os estados do Nordeste. Aécio ganhou em todos os estados do Sul e do Centro-Oeste. No Norte, porém, Aécio venceu no Acre (63,68%), em Roraima (58,9%) e em Rondônia (54,85%). No Sudeste, Dilma ganhou em Minas Gerais (52,41%) e no Rio de Janeiro (54,94%).

Com informações do R7 e da Agência Brasil.