Política

Wanderson Bueno anuncia construção do primeiro hospital de Viana: 80 leitos

O hospital será construído no terreno ao lado do Pronto-Atendimento (PA) do bairro Arlindo Villaschi, com previsão de entrega para 2026

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos), reeleito na cidade, afirmou durante seu discurso de posse, nesta quarta-feira (1), que a cidade terá o primeiro hospital municipal.

Em conversa com o Folha Vitória, Bueno detalhou: será um hospital de baixa complexidade, que vai comportar até 80 leitos, anexo ao Pronto-Atendimento (PA) Arlindo Villaschi, com previsão de entrega para 2026.

Leia também:
Gusttavo Lima anuncia que vai se candidatar a presidente do Brasil em 2026
Tyago Hoffmann vai assumir a Secretaria de Saúde do ES
Presidente da Câmara assume Prefeitura de Presidente Kennedy

O hospital será construído no terreno ao lado do PA, com uma área de 13mil m², onde terá espaço para internação e centro cirúrgico. A previsão é que até o final do trimestre sejam apresentados o projeto e seja dado início ao processo licitatório. 

De acordo com o prefeito, a ideia é que as obras já comecem no primeiro semestre deste ano. 

“Pretendemos até o final do primeiro semestre começar as obras de ampliação e fazer a entrega em 2026. O hospital será de baixa complexidade, para cirurgias que possam ser resolvidas dentro do município. Com a interligação com o PA Arlindo Villaschi, vamos ampliar a capacidade de atendimento de urgência e emergência e fornecer o espaço para internação e centro cirúrgico”, explicou.

Wanderson Bueno afirmou, ainda, que está em conversa com o governo do Estado e a bancada capixaba em Brasília em busca de captar recursos para desenvolver o projeto. 

“Estamos pensando a parceria com o governo do Estado e fazendo levantamentos. Já temos estudos preliminares avançados como possibilidade de oferta para o Estado e apoio dos deputados e senadores. Queremos colocar o equipamento à disposição do sistema estadual. Vamos buscar recurso do Estado e da bancada capixaba no Senado Federal”, disse.