Wanderson Bueno, prefeito de Viana / crédito: Julio Vittore
Wanderson Bueno, prefeito de Viana / crédito: Julio Vittore

Nos próximos dias, o prefeito reeleito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos), vai encaminhar à Câmara dos Vereadores um projeto de reforma administrativa no 1º escalão. Ele quer desmembrar algumas secretarias e fundir outras, visando, entre outras coisas, potencializar a vocação de Viana no agroturismo.

“Vamos fazer a fusão de duas secretarias e a criação de novas secretarias que no saldo permaneceria o número que temos hoje no município”, disse o prefeito.

As secretarias de Tecnologia e de Gestão serão fundidas e transformadas na Secretaria de Administração e Tecnologia. Será criada a Secretaria de Planejamento Estratégico. “É importante para que a gente possa coordenar todo esse trabalho estratégico da cidade, do nosso plano de governo”, explicou Wanderson.

Outra mudança vai ocorrer na pasta de Cultura e Turismo, que será desmembrada. A parte de Turismo será acoplada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico:

“Nós queremos vocacionar a cidade no setor econômico, mas voltado para o Turismo, principalmente ao agroturismo. Temos 70% do nosso território ainda no zoneamento rural, podemos explorar esse território apresentando um projeto de agroturismo para o Espírito Santo”, disse o prefeito, citando como exemplo o 1º polo de cervejarias artesanais que está em fase de implantação no município.

A mudança foi apresentada pelo prefeito durante entrevista à jornalista Fabi Tostes, na série “Cidades e Desafios” da coluna De Olho no Poder. A série conta com a participação dos principais prefeitos eleitos e reeleitos do Estado.

Wanderson também anunciou entregas e projetos previstos para esse ano, como a proposta da construção do primeiro hospital público do município, entrega de novas creches, o pleito para que Viana tenha seu próprio Batalhão da PM e a apresentação de um projeto que pode acabar com os alagamentos no entorno da BR-101.

Também anunciou que Viana fará o “maior concurso” de sua história, abrangendo diversos setores – com destaque para a Guarda Municipal, Saúde e Magistério.

E, claro, falou sobre articulações políticas. Disse que tem bom relacionamento com todos os vereadores eleitos e que, ao contrário de outros colegas prefeitos, pretende ficar no comando da prefeitura até o final do mandato, em 2028.

“Eu assumi um compromisso e tenho a responsabilidade de ser prefeito por quatro anos. Então, não pretendo deixar o mandato em 2026. Pretendo, sim, participar do processo eleitoral e construir acordos que sejam importantes para a cidade”, disse o prefeito que foi reeleito com 92,4% dos votos válidos.

Assista abaixo a entrevista na íntegra:

LEIA TAMBÉM:

ENTREVISTA: “Meu candidato ao governo é Ricardo Ferraço”, diz Euclério

ENTREVISTA: “Ninguém ousa mais chamar Vila Velha de Veneza Capixaba”, diz Arnaldinho

 

Fabiana Tostes
Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.