Em cerimônia que lotou o Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), tomou posse nesta quinta-feira (18) o desembargador Fernando Zardini Antonio, escolhido no dia 15 de maio para preencher vaga destinada a membro do Ministério Público. O novo magistrado ocupa a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador José Luiz Barreto Vivas. A solenidade foi presenciada por magistrados, promotores, amigos e familiares.
Fernando Zardini foi conduzido ao Salão Pleno pelo decano da Corte, desembargador Adalto Dias Tristão, e pelo mais novo desembargador do TJES presente na solenidade, Paulo Roberto Luppi. Após a execução do hinos Nacional e do Espírito Santo pela banda da Polícia Militar, o novo desembargador prestou o compromisso legal para o exercício do cargo. Em seguida, foi feita a leitura do Termo de Posse e Exercício do cargo de desembargador.
Como o presidente do TJES, desembargador Sérgio Bizzotto, está em Pernambuco participando de encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça, quem deu posse a Fernando Zardini foi o vice-presidente da Corte, desembargador Carlos Henrique Rios do Amaral, conferindo o diploma e o Colar do Mérito Judiciário ao novo desembargador.
Quebrando o protocolo, o vice-presidente da Corte, desembargador Rios do Amaral, concedeu a palavra durante a cerimônia de posse ao procurador-geral de Justiça do Estado, Eder Pontes, e também ao governador Paulo Hartung. Eder Pontes destacou a forma talentosa e equilibrada com que Zardini conduziu o Ministério Público por quatro anos. “Um colega equilibrado, polido e que nunca deixou de externar uma palavra amiga e de motivação”, disse.
O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, frisou que Fernando Zardini ocupa uma posição linda em uma carreira brilhante. “A sociedade merece que nosso Zardini seja um elemento que ajude a aproximar o Judiciário de milhões de capixabas. A palavra-chave é igualdade de oportunidades e o acesso à Justiça é um belo exemplo disso”, afirmou o governador.
O novo desembargador destacou que o momento é de reflexão para os agentes políticos. “A hora é de refletirmos sobre as opiniões que a sociedade brasileira, destinatária dos nossos serviços, guarda quanto ao nosso desempenho na resolução dos problemas que lhe aflige; a hora é de aumentarmos a nossa sensibilidade para conseguirmos ser mais criativos e empreendedores na busca por melhores resultados”.
Clique aqui e veja o discurso do novo desembargador na íntegra
Zardini também disse que pretende contribuir com o aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça. “Os desafios foram a nós confiados para serem vencidos, superados, por sermos capacitados, para que a cada dia possamos mais e mais sermos dignos da confiança do cidadão. Quem não luta para o futuro que quer acaba ficando com o futuro que vier, afinal é preciso correr riscos, para que o inesperado aconteça”.
A partir de lista tríplice encaminhada pelo TJES, Fernando Zardini Antonio foi escolhido pelo governador do Estado, Paulo Hartung, no último dia 15 de maio. O presidente da Corte, desembargador Sérgio Bizzotto, no último dia 18 de maio, deu posse administrativa a Zardini, que desde então atua na 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça.