Médico, professor, político. É fato que na área médica e hospitalar do Espírito Santo, poucos nomes têm tanto prestígio quanto ao de Luiz Buaiz.
Sua trajetória marcante e contribuições inestimáveis para a Emescam (Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia) e para a própria Santa Casa são motivo de reconhecimento e grande admiração até hoje.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Na noite desta sexta-feira (10), a Associação Médica do Espírito Santo (Ames) dá início às comemorações do seu centenário com a reinauguração do Auditório Dr. Luiz Buaiz.
O espaço, inaugurado em 2019, ano da morte do médico, foi ampliado e terá capacidade para até 180 pessoas.
Dedicado, cuidadoso e apaixonado pela medicina. É assim que Alexandre Buaiz, filho do Dr. Luiz, descreve o pai.
“Na época dele, a medicina era um sacerdócio. Eu acompanhava o meu pai em alguns plantões e até cheguei a ver uma cirurgia cardíaca. Pensei até mesmo em ser médico. Quando estava na época de prestar vestibular, cheguei em casa e ele estava almoçando e me perguntou sobre o andamento das minhas provas. Me perguntou por que queria fazer medicina e respondi que era para ganhar dinheiro. Ele então respondeu que medicina não era para isso e sim para ajudar as pessoas”, contou.
Alexandre ainda falou sobre a alegria que a família sente ao ver o pai ser lembrado e homenageado.
“Para nós é muito gratificante. Meu pai era bastante cobrado pela família por que costumava ficar ausente devido à rotina intensa de trabalho. É saber que todo o sacrifício que ele fez valeu a pena. As pessoas morrem e costumam ser esquecidas, mas ele continua sendo lembrado e isso nos deixa imensamente felizes”.
Trajetória marcante como médico, professor e político
A jornada de Dr. Luiz Buaiz pela saúde começou em 1946, ano em que se formou no curso de Medicina. Especializou-se em Dermatologia pelo Departamento Nacional de Saúde e, já em 1947, assumiu a posição de médico na Santa Casa. Em 1948, ampliou seu escopo ao tornar-se médico do Centro de Saúde de Vitória.
Dez anos mais tarde, tornou-se membro-fundador e organizador do Conselho Regional de Medicina em 1958, exercendo a presidência por 15 anos.
Porém, o legado de Luiz Buaiz vai além das salas de aula e corredores hospitalares.
A visão estratégica e a liderança foram elementos-chave na modernização e expansão das instalações da Emescam e Santa Casa.
“Dr. Luiz Buaiz era um médico tradicional e uma pessoa caridosa. Dentro da Emescam, sempre homenageado pelos estudantes. E ele foi um dos responsáveis por consolidar a faculdade, na época somente com o curso de Medicina, como uma referência no ensino na área da saúde capixaba”, destacou Claudio Medina da Fonseca, diretor da instituição de ensino.
Sob sua orientação, essas instituições cresceram não apenas em tamanho, mas também em prestígio e qualidade, beneficiando não apenas a comunidade acadêmica, mas toda a população que busca cuidados médicos de alta qualidade.
Luiz Buaiz também foi secretário Estadual de Saúde. Professor de Biologia do Colégio Estadual do Espírito Santo de 1948 a 1962, tendo sido aprovado em primeiro lugar no concurso público estadual. Foi ainda professor de Dermatologia da Universidade Federal do Espírito Santo durante um ano.
Como diretor do Grupo Buaiz, ele integrou a diretoria da Federação das Indústrias do Espírito Santo de 1959 a 1962. Como político foi candidato a prefeito de Vitória em 1992 e candidato a vice-prefeito da cidade em 1996. Em 1994 elegeu-se para o cargo de Deputado Federal, tendo se candidatado a reeleição em 1998.
Dedicação em prol da saúde da população
Além da atuação notável na área educacional, o Dr. Buaiz também desempenhou um papel fundamental na Santa Casa de Misericórdia.
Seu comprometimento com a excelência no atendimento médico e a melhoria contínua dos serviços hospitalares ajudaram a solidificar a reputação da instituição como um centro de referência em saúde.
“Na Santa Casa de Misericórdia de Vitória, era o provedor e era reconhecido como alguém atencioso com todos do hospital. Seu carisma conquistava a amizade de todos ao seu redor. Deixou grandes contribuições na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Vitória”, disse Claudio.
O ex-governador do Espírito Santo e também médico, Vitor Buaiz, destacou a generosidade e o perfil altruísta do primo.
“Foi o cara! Médico humanitário, atendia a todos, não tinha hora para nada. Era uma pessoa muito querida. Aos domingos, tinha o hábito de sempre visitar os amigos. Era muito caridoso e religioso. Uma lenda da medicina capixaba”.
Vitor lembrou ainda que além de ser bastante solícito, o primo era muito solicitado. “Veio para fazer a diferença. Era uma pessoa especial. Formou grandes e inúmeras amizades aqui no Estado. 100% dos médicos tinham uma amizade fraterna por ele”.
Luiz Buaiz nasceu em Vitória no dia 29 de agosto de 1921, filho de Alexandre Buaiz e de Maria Saliba Buaiz. Era viúvo, tinha dois filhos, quatro netos e dois bisnetos.
Seu legado é um testemunho do impacto positivo que um profissional dedicado e multifacetado pode ter na promoção da saúde e na construção de instituições sólidas ao longo do tempo.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Homem filma cãibra e cena viraliza na internet; conheça as causas e como evitar