Saúde

20% dos homens procuram um médico com tumor na próstata em estágio grave

O preconceito em realizar os exames de rotina, como o de toque retal ainda é o principal desafio para combater a doença

Foto: Divulgação
Especialistas recomendam procurar um médico a partir dos 45 anos para realização dos exames médicos anuais. 

Faltam dois dias para o fim do “novembro azul”, a campanha de prevenção e combate ao câncer de próstata. Contudo, os especialistas alertam sobre os cuidados com a saúde do homem que devem ocorrer durante todo o ano. Apesar do mês de novembro, que está chegando ao fim, fazer referência a luta contra o tumor, o alerta deve seguir para todos os demais dias. 

Um dos problemas no combate a doença é o preconceito. Apesar do diagnóstico precoce apresentar chances de até 90% de cura, o tumor mata um quarto dos pacientes com a doença porque a maioria dos homens só procuram ajuda de um especialista quanto o câncer está em estágio avançado. 

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia revelam que 20% dos homens já estão com o tumor em estágio avançado quando buscam ajuda médica. “Esse é um tipo de câncer silencioso, que demora a apresentar sintomas. Por isso o grande desafio é aumentar os índices de homens que fazem os exames de forma preventiva”, explicou o médico Thanguy Friço.

A indicação é para exames anuais em homens com mais de 50 anos. Mas é importante procurar um médico aos 45 anos se o indivíduo for negro ou se houver histórico familiar. “Vale lembrar que o câncer de próstata traz efeitos colaterais para a vida do paciente, mesmo depois de curado. Por isso, a prevenção é tão fundamental”, completou.