É muito comum os pacientes terem que lidar com situações de estresse e ansiedade, principalmente diante de procedimentos cirúrgicos odontológicos. Além das alterações emocionais serem uma experiência desagradável para o paciente, elas apresentam riscos que vão desde a recusa do tratamento até a descompensação de alguma doença de base, o que pode levar a emergências médicas.
As medidas utilizadas vão desde controle comportamental a um conjunto de métodos farmacológicos indispensáveis durante o atendimento odontológico. O método de tratamento irá variar com grau de ansiedade do paciente, podendo ser lançados métodos farmacológicos como a sedação oral, o uso do óxido nitroso (sedação inalatória) e a sedação venosa. Vale destacar que, esta última, deve ser realizada exclusivamente por médico anestesista, exigindo equipamentos e ambiente estruturado e sob fiscalização determinada pelo CFM, Resolução 1670/2003.
A maior parte da população ainda não conhece as diversas técnicas de sedação, o que leva a dúvidas quanto à aplicação, à eficácia e à segurança delas. Mas a sedação é uma excelente aliada no controle de ansiedade e, principalmente, gera muito conforto e satisfação aos pacientes.