
A Associação Brasileira do Sono (ABS) promove anualmente a Semana do Sono com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de um sono reparador para a saúde do corpo e da mente e apresentar as últimas novidades e pesquisas sobre o ecossistema do sono.
Em 2020, a Semana do Sono ano acontece de 13 a 19 de março com o tema “Sono e sonhos melhores para um mundo melhor”. Segundo a ABS, 45% dos brasileiros se queixam de dificuldades para dormir e uma das principais reclamações referentes ao sono é a insônia, que pode estar relacionada à ansiedade, depressão, estresse e até alterações hormonais – nas mulheres.
“A insônia gera um efeito de estresse que faz com que o corpo aumente a produção de adrenalina e cortisol e essas substâncias diminuem a ação do sistema imunológico, sendo assim fica aberto o caminho para complicações cardíacas e digestivas”, afirma a presidente da Associação Brasileira do Sono – regional ES, Jéssica Polese.
Outro problema bastante comum é a apneia do sono, que acomete 33% da população adulta e é caracterizada pela interrupção da respiração por 10 segundos ou mais durante o sono. Ronco, engasgos noturnos, acordar com a boca seca são alguns dos sinais da apneia do sono. Como esse é um distúrbio que piora com a idade, os idosos devem ficar atentos.
“O ideal é identificarmos o problema e as causas em cada paciente, pois cada pessoa pode ter diversas causas para estar passando por uma privação do sono, como cansaço excessivo, alteração de humor, entre outras. Vale um diagnóstico e nosso acompanhamento”, completa Jéssica.
Consequências de dormir mal
Um sono de má qualidade ou em número de horas inferior à necessidade gera privação de sono, que afeta o desempenho intelectual, o humor, a memória, o controle de peso corporal, reduz a imunidade e aumenta o risco de doenças como hipertensão, diabetes, depressão e obesidade.
Por isso, é preciso ficar atentos a alguns sintomas apresentados durante o dia e que podem ser indicativos de que o sono não vai bem. Os mais comuns são: dificuldades persistentes de iniciar o sono ou permanecer dormindo, sonolência diurna, fadiga ou baixa energia, alterações da memória e concentração, irritabilidade, despertar com falta de ar ou roncos, sensações desconfortáveis nas pernas ao dormir, ranger de dentes, entre outros. “Caso a pessoa apresente esses sintomas regularmente deve procurar ajuda profissional para realizar um diagnóstico e tratamento”, ressalta Jéssica Polese.
Programação local
A presidente da Associação Brasileira do Sono – regional ES, Jéssica Polese, conta que em Vitória estão programadas ações para dialogar com o público sobre a higiene do sono, como identificar possíveis distúrbios, que profissional procurar e desmistificar o diagnóstico e tratamento. No domingo (15) de manhã, das 8h às 11h, serão distribuídas cartilhas com orientações sobre o sono na Praia de Camburi.
Na terça (17), profissionais da saúde realizam palestras sobre vários temas relacionados ao sono no Auditório Rosa Maria Rego Costa Paranhos, no campus da Ufes em Maruípe. O evento científico é aberto ao público. Confira abaixo a programação completa:
Semana do Sono 2020 – Vitória
Distribuição de cartilhas com orientações sobre o sono
Data: 15/03
Hora: 8h às 11h
Local: SOE 1 – Praia de Camburi
1º Simpósio de Medicina do Sono – evento científico aberto ao público
Data: 17/03
Hora: 7h30 às 12h
Local: Ufes de Maruípe – Centro de Ciências da Saúde – Elefante Branco (Auditório Rosa Maria Rego Costa Paranhos)
Programação:
7h30 – Abertura: “Sono e sonhos melhores para um mundo melhor”
Palestrante: Dra. Jéssica Polese – presidente da ABS-ES
8h15 – “Fisiologia do sono e variações do sono normal”
Palestrante: Dr. Rowdley Rossi – presidente da Abros (Associação Brasileira de Odontologia do Sono)
9h – “Métodos diagnósticos em Medicina do Sono”
Palestrante: Dra. Jéssica Polese – presidente da ABS-ES
9h30 – “Principais distúrbios do sono (apneia do sono, parassonias – sonambulismo, bruxismo e síndrome das pernas inquietas”
Palestrante: Dra. Jéssica Polese – presidente da ABS-ES
10h30 – “Insônia”
Palestrante: Dra. Laís Tardim – Psiquiatra e Medicina do Sono
10h45 – “Distúrbios do sono e doenças psiquiátricas (distúrbio do sono, suicídio e depressão)”
Palestrante: Dra. Laís Tardim – Psiquiatra e Medicina do Sono
Apresentação de instrumento elaborado pelos alunos de graduação: “Sono e relação com ansiedade e depressão em universitários.” – Dra. Maria Teresa M. Araújo.
11h – “Distúrbios do sono e doença cardiovascular”
Palestrante: Dra. Maria Teresa M. Araújo e Dra. Jéssica Polese
11h20 – Discussão e encerramento.