Saúde

64 cidades do ES não registram mortes por covid-19 há mais de 30 dias

Houve redução na média de novos casos confirmados nos últimos 14 dias. Um total de 45 pessoas positivaram para a doença. No período anterior, 71

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A tendência de queda tanto no número de casos confirmados quanto no de mortes pela covid-19 parece cada vez maior no Espírito Santo. Nas últimas 24 horas, nenhum óbito foi registrado no território capixaba. Além disso, dos 78 municípios que compõem o Estado, 64 estão há mais de 30 dias sem mortes pela doença.

Dados divulgados no Painel Covid-19 da secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mostram que a média de novos casos caiu 36,13% nos últimos 14 dias. Foram confirmadas 45 pessoas com a doença. No período anterior, 71.

Vila Velha é o município com o maior registros de mortes por covid. Quase 2 mil pessoas perderam a vida no município desde o início da pandemia. Em segundo e terceiros lugares no ranking de óbitos, aparecem Serra e Cariacica com 1.721 e 1.562 mortes respectivamente.

Mais de 80% da população capixaba vacinada com as duas doses

Apesar dos avanços na vacinação, o Espírito Santo ainda precisa percorrer um amplo caminho até chegar a meta da Organização Mundial de Saúde (OMS) que prevê 90% da população vacinada com as duas doses. 

O Estado tem até agora, segundo dados do site Vacina e Confia, 81% do público alvo totalmente imunizado: um total de 3.072.479 pessoas. A meta de cobertura é de 3.398.946, dos 3.776.607 que fazem parte do público alvo.

ES está há quase 30 dias sem as medidas qualificadas de enfrentamento ao coronavírus

No último dia 6 de abril, o governador Renato Casagrande anunciou a extinção das medidas qualificadas de enfrentamento à pandemia provocada pela covid-19. Desde então, não existe mais a obrigatoriedade, por exemplo, do uso de máscaras em locais fechados ou abertos e da apresentação do passaporte vacinal para entrada nos estabelecimentos. 

O Mapa de Risco, que classificava as regiões capixabas, também deixou de ser publicado. Na ocasião, Casagrande explicou que a gestão da pandemia no estado passava a assumir um novo modelo e que, inclusive, as reuniões da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública, deixariam de acontecer semanalmente, passando a serem realizadas somente quando necessário. 

“Estamos mudando nosso modelo de gestão da pandemia no Espírito Santo. Pandemia que foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e só ela pode retirar essa classificação. Contudo, ela será tratada e gerenciada no Estado como qualquer outro assunto da área de saúde pública, sem a exigência de medidas qualificadas”, disse Casagrande.

Recomendação é para que idosos continuem usando máscaras

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a idade foi o maior dos fatores de risco associados às mortes por covid. Por isso, há indicação para que pessoas a partir dos 60 anos e principalmente as que tem mais de 70, sigam usando máscaras.

Inclusive, Nésio destacou que a população idosa com mais de 80 anos tem um incidência maior de óbitos pela doença.

MUNICÍPIOS DO ES QUE ESTÃO HÁ MAIS DE 30 DIAS SEM MORTES

– Linhares
– Colatina
– Aracruz
– Viana
– Barra de São Francisco
– Santa Maria de Jetibá
– Marataízes
– São Gabriel da Palha
– Castelo
– Itapemirim
– Conceição da Barra
– Baixo Guandu
– Guaçui
– Jaguaré
– Sooretama
– Afonso Cláudio
– Alegre
– Anchieta
– Ibatiba
– Pedro Canário

– Mimoso do Sul
– Venda Nova do Imigrante
– Santa Teresa
– Pancas
– Piúma
– Fundão
– Vargem Alta
– Rio Bananal
– Montanha
– Muniz Freire
– Marechal Floriano
– João Neiva
– Muqui
– Mantenópolis 
– Alfredo Chaves
– Vila Valério
– Itaguaçu
– Iconha
– Irupi
– Marilândia
– Governador Lindemberg
– Conceição do Castelo
– Ibiraçu
– São Roque

– Brejetuba
– Santa Leopoldina
– Atílio Vivacqua
– Presidente Kennedy
– Rio Novo do Sul
– Água Doce do Norte
– São José do Calçado
– Itarana
– Vila Pavão
– Ibitirama
– São Domingos do Norte
– Ponto Belo
– Alto Rio Novo
– Apiacá
– Dores do Rio Preto
– Mucuruci
– Divino de São Lourenço