Não tem como escapar. Se o seu objetivo é manter uma boa higiene bucal para prevenir cáries, doenças da gengiva e ainda garantir um sorriso saudável, escovar os dentes corretamente é um dos passos mais importantes.
Porém, nem todo mundo executa essa tarefa, aparentemente simples, de maneira adequada.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Segundo especialistas, a higiene bucal vai além de manter os dentes limpos. Ajuda, inclusive, a prevenir uma série de problemas, incluindo doenças mais graves como quadros de infecção, por exemplo. Além disso, uma boca saudável contribui para a saúde geral do corpo.
Como escovar os dentes corretamente
– Escolha da escova de dentes: use uma escova de cerdas macias com uma cabeça pequena que possa alcançar todas as áreas da boca;
– Uso do creme dental: aplique uma quantidade de creme dental do tamanho de uma ervilha. Escolha um creme dental que contenha flúor;
– Posição da escova: segure a escova em um ângulo de 45 graus em relação à linha da gengiva;
– Movimentos de escovação: faça movimentos suaves e curtos, escovando todas as superfícies dos dentes: externa, interna e mastigatória;
– Escovação da língua: escove suavemente a língua para remover bactérias e refrescar o hálito;
– Duração: escove os dentes por pelo menos dois minutos, duas vezes ao dia;
– Fio dental e enxaguante bucal: utilize o fio dental diariamente para remover resíduos e placa entre os dentes, onde a escova não alcança. Complete a higiene bucal com um enxaguante que contenha flúor para ajudar a fortalecer os dentes e prevenir cáries.
Outra dica importante é trocar a escova de dentes a cada 3 meses ou quando as cerdas estiverem desgastadas. Evitar a ingestão de alimentos e bebidas açucaradas e visitar o dentista regularmente para checar a existência de possíveis cáries também é fundamental.
LEIA TAMBÉM: Guardar o vinagre do jeito errado é perigoso para a saúde; saiba como armazená-lo