Saúde

A importância da amamentação para o desenvolvimento da face da criança

Agosto Dourado, o ato traz uma série de benefícios nos processos de deglutição, mastigação, fala e respiração.

Durante o mês de agosto, diversas ações estão sendo realizadas para chamar a atenção sobre a importância da amamentação e os benefícios que ela proporciona para a saúde da mulher e do bebê. Além disso, o contato entre mãe e filho também é fundamental para o desenvolvimento harmonioso da face da criança e de sua futura dentição.

Foto: Divulgação
Diretora técnica do Centro Odontológico Betel (COB), a cirurgiã-dentista Ana Claudia Migliorini – CRO 3744

Segundo a diretora técnica do Centro Odontológico Betel (COB), a cirurgiã-dentista Ana Claudia Migliorini, a amamentação supre as necessidades nutricionais e afetivas da criança e é a primeira ginástica facial que o ser humano realiza. Os movimentos realizados por lábios, língua, mandíbula e nariz durante a amamentação são fundamentais para uma musculatura adequada, que proporcionará benefícios nos processos de respiração, deglutição, mastigação e fala.

A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO

“Durante o aleitamento, os lábios do bebê seguram firme o seio materno, o que fortalece a musculatura labial e proporciona o correto fechamento da boca. Já o movimento da língua da criança para engolir o leite materno estimula o crescimento transversal do maxilar superior e a maturação da musculatura lingual, o que pode evitar problemas na fala e deglutição. Para “ordenhar” o leite, a mandíbula é levada para frente e para trás, o que incentiva o desenvolvimento do maxilar inferior para frente”, explica a mestre em Ortodontia.

Foto: Divulgação

De acordo com Ana Cláudia Migliorini, as crianças que forem amamentadas no seio materno também terão menos chances de desenvolver problemas como mordida aberta ou cruzada, queixo pequeno ou falta de espaço para os dentes. “A amamentação é o primeiro passo do processo de alimentação. O próximo será a mastigação, que continuará a tarefa de exercitar os ossos e os músculos da face”, reforça.

O ato também traz diversos benefícios para a saúde respiratória da criança. “O fato do nariz ser muito utilizado durante a prática impulsiona o desenvolvimento da região nasal, garantindo uma passagem mais ampla para o ar. Isso evita doenças como amigdalite, pneumonia e outras enfermidades respiratórias, como a Síndrome do Respirador Bucal, quando o fluxo respiratório é realizado parcial ou totalmente pela boca”, esclarece a diretora técnica do Centro Odontológico Betel (COB).

COB – Centro Odontológico Betel

Unidade Vitória
Ed. New York Plaza, Reta da Penha, 750, Loja 01, Praia do Canto, Vitória/ES
Telefone: (27) 3289–0052

http://www.ortocob.com.br/