Época de férias, sol e calor. Esses, são fatores que propiciam as pessoas a irem à clubes, praias e se refrescar em piscinas. Contudo, muita gente acaba se descuidando e ficando horas exposta ao sol. O que é um grande erro e pode trazer sérios riscos a saúde, principalmente para a pele porque o sol, é um dos principais fatores para o câncer de pele.
A dermatologista, Alessandra de Melo comenta que aqueles que se descuidaram podem adotar alguns cuidados para tratar a pele e diminuir as consequência da exposição ao sol. “Loções pós-sol e gel de aloe vera, acalmam a pele e são boas opções para quem abusou do sol e está com a pele ardida”.
Dica
A loção deve ficar guardada dentro da geladeira e ser aplicada no corpo a cada duas horas. Para aliviar a dor, tome banhos mais frios e coloque compressas de água fria. Os sabonetes que ressecam ainda mais a pele, principalmente os germicidas, precisam ser evitados. “Eles limpam, mas removem a camada de fosfolipídio da pele, deixando-a mais seca e opaca. Se tiver com bolhas, nunca as fure ou arranque a pele. Isso pode provocar uma infecção e deixar marcas. Para hidratar, use cremes à base de ureia, ácido lático e óleos emolientes. A prevenção é o mais importante”, explicou Melo.
Reaplique o protetor
De acordo com a dermatologista Alessandra de Melo, é preciso passar o protetor solar sempre que sair do mar ou piscina, após se enxugar, e retocar de 2 em 2 horas. “Não adianta passar uma camada fina. Uma família de quatro pessoas que fica muito tempo na praia precisa gastar um tubo de protetor solar por dia”.