Como uma das ações do Dia da Mulher, comemorado em 8 de março, a Secretaria municipal de Saúde de Domingos Martins levou para as mulheres do Vale da Estação o atendimento especial. Realizado no dia 13 de abril, das 16 às 20 horas, na Escola Natalina Wernersbach, as atividades incluíram atendimento médico, encaminhamentos para mamografia, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), coleta de citopatológico – exame para rastrear o câncer de colo uterino, testes de clicose, aferição de pressão, dinâmica, interação e café da tarde.
A médica Camila Pin Callegari, que atende na comunidade uma vez por mês, destacou que “realizamos esta ação de horário estendido, após às 16 horas, para dar oportunidade às pessoas que trabalham até este horário. Geralmente um dos grandes empecilhos para o cuidado com a saúde é o horário de atendimento e após às 16 horas damos oportunidade para quem está trabalhando”, destacou Camila.
“Decidimos realizar esta ação aqui, devido a distância deste local para a Unidade de atendimento em Santa Isabel”, disse Gabriela Littig, enfermeira da Estratégia de Saúde da Família. Estas ações estão sendo implementadas nas localidades distantes, duas já foram realizadas, uma em Santa Isabel e outra em Biriricas e uma terceira deve ser realizada em Alto Biriricas, informou.
Os atendimentos, explicou a médica Camila, são de demandas desde encaminhamentos de comorbidades a quem precise de exames de rotina ou até de paciente que chega com queixa de cardio. “Utilizamos estas ações para fazer testes rápidos e consigo diagnosticar doenças sérias, com exames simples”, disse
“Agora que todos estão vacinados, precisamos fortalecer o vínculo com estas ações, ir muito além de tratar doenças é promover a saúde e é muito mais fácil quando conseguimos interferir no início”, completou Camila.
“Estávamos precisando deste atendimento, pois com a pandemia não fomos ao médico e nem fizemos exames de rotina, hoje faremos todos os exames inclusive o preventivo”, disse Vera Marques. Para Odinete Costa da Silva “foi muito boa esta ação de saúde, pois não posso ir ao posto que fica distante e aqui perto facilita”. A moradora Janete Reis Barbosa achou ótimo o atendimento “pois é difícil conseguir ir ao médico”. Já Adriene Barbosa destacou a facilidade do atendimento perto e do horário “cheguei agora do trabalho e posso fazer consulta e exames, não tenho como ir ao médico durante a semana e só vou quando fico doente”.
Programa de saúde da mulher
OBJETIVOS GERAIS: Promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres brasileiras, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos e a ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde em todo território brasileiro.
Dia Internacional da Mulher – 8 de março
A partir de 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, criado com o objetivo de afirmar as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres compreende a questão de gênero como condicionante/determinante social de adoecimento e morte das mulheres.