Uma ação solidária de doação de sangue será realizada no início do próximo ano para suprir os estoques de sangue do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes). A ação acontecerá entre 02 e 06 de janeiro, sempre no horário das 10h às 15h30, no Boullevard Shopping, em Vila Velha.
Segundo a diretora-geral do Hemoes, Marcela Murad, a ideia é aproveitar o período de férias de janeiro, com a grande circulação no centro comercial do município canela-verde.
“Essa ação visa a aproveitar o período em que há maior circulação de pessoas que estão de férias, além de turistas ou pessoas que estão a passeio, facilitando assim o acesso e a oportunidade para a realização da doação de sangue”, destacou.
A ação tem como objetivo suprir os estoques de sangue do Hemoes, em Vitória, que distribui para toda a rede hospitalar Estadual, incluindo os hospitais filantrópicos e a rede do Sistema Único de Saúde no Estado.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A expectativa é de que o número de coletas chegue a 30 doações por dia, respeitando a ordem de chegada e a distribuição de senhas. Para a realização do atendimento, os candidatos à doação deverão usar máscara e apresentar documento oficial de identificação com foto.
Além disso, cabe ressaltar que indivíduos entre 16 e 18 anos necessitam apresentar o documento e a autorização do responsável legal. O arquivo para a autorização e mais informações sobre a doação de sangue estão disponibilizados no site do Hemoes.
Veja quais são os pré-requisitos para doar sangue
– Ter idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias (de 16 a 17 anos com autorização do responsável legal);
– A primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias.
– Pesar mais de 50 quilos;
– O doador não deve doar em jejum;
– Após o almoço, aguardar pelo menos 3 horas;
– Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
– Não ter tido parto ou aborto há menos de 3 meses;
– Não estar grávida ou amamentando;
– Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses;
– Não ter piercing em cavidade oral ou região genital;
– Não ter feito endoscopia ou colonoscopia há menos de 6 meses;
– Não ter tido febre, infecção bacteriana ou gripe há menos de 15 dias;
– Não ter fator de risco ou histórico de doenças infecciosas, transmissíveis por transfusão (Hepatite após 11 anos, Hepatite B ou C, doença de Chagas, Sífilis, Aids, HIV, HTLV I/II);
– Não ter visitado área endêmica de malária há menos de 1 ano;
– Não ter tido malária;
– Não ter diabetes em uso de insulina ou epilepsia em tratamento;
– Não ter feito uso de medicamentos anti-inflamatórios há menos de 3 dias (nesse caso se a doação for de plaquetas).
LEIA TAMBÉM: Chegou o verão: pernilongo e mosquito da dengue: como identificar?