O carnaval já está aí. Ele pode ser sinônimo de festa e alegria, mas para o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro a época é de apreensão, e o motivo é simples, a diminuição de doadores. Nas épocas de fim de ano e feriados prolongados o número de carros nas estradas aumenta, e como consequência, o de acidentes cresce também.
Atualmente, o tipo sanguíneo A negativo está em situação de alerta, ou seja, o número de bolsas está abaixo do necessário, mas ainda não representa perigo, entretanto, os tipos O e B negativo estão em estado crítico e o AB positivo e o AB negativo estão zerados.
Segundo a enfermeira supervisora do banco de sangue Cintia Pimenta, todo processo demora aproximadamente 35 minutos entre cadastro, triagem e doação, mas a coleta em si dura cerca de 5 minutos e as doações precisam ser realizadas atendendo a um tempo de descanso entre elas.
Como funciona a doação?
“Homens podem voltar a doar após 60 dias, entretanto, não podem exceder quatro doações ao ano, já as mulheres é recomendável um intervalo de 90 dias entre uma doação e outra, desde que, não ultrapasse três doações ao ano”.
As doações não prejudicam a saúde do doador. “A doação de sangue não gera danos à saúde, ao contrário, salva vidas”, disse a enfermeira Cintia Pimenta.
Por ser referência em urgência e emergência, o hospital necessita de um estoque grande para atender a demanda diária, além disso, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro possui um dos maiores bancos de sangue da região, que abastece também a Santa Casa Filial Castelo e o Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA).
O hospital alerta também os foliões que quiserem aproveitar a data para doar, pois é necessário estar atento aos critérios de doação, como não ingerir bebida alcoólica nas 24h que antecedem a doação, é necessário estar alimentado e ter tido uma boa noite de sono de pelo menos seis horas.
O banco de sangue da Santa Casa funciona de segunda a sexta das 7h às 16h e sábado das 7h às 11h.
O que mais você precisa para ser um doador de sangue
– Apresentar um documento oficial com foto;
– Ter mais de 18 e menos de 68 anos;
– Ter peso superior a 50 kg;
– Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias, não ultrapassando quatro
doações em 12 meses;
– Se mulher, deve ter doado há mais de 90 dias; não ultrapassando três
doações em 12 meses;
– Não estar grávida ou amamentando;
– Ter passado pelo menos três meses de parto ou aborto;
– Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
– Não ter tido contato com o inseto barbeiro, transmissor da doença de chagas;
– Não ter tido malária ou ter estado em região de malária nos últimos seis
meses;
– Não sofrer de epilepsia;
– Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;
– Não ter tido DST;
– Não ser diabético;
– Se não recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados no último ano;
– Não está fazendo uso de medicamento controlado.
OBS: Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização do responsável. Para primeira doação a idade limite é 60 anos.