O inverno chegou e é sem dúvidas a melhor época para tratar cicatrizes e manchas provocadas pela acne, pois com o sol mais fraco é possível fazer tratamentos mais profundos e que necessitam de menor exposição a luz solar.
O Ministério da Saúde (MS) divulgou que a acne está presente na pele de 80% dos brasileiros entre 15 e 25 anos. Mais comum na adolescência, o problema, no entanto, pode se manifestar desde a infância até a fase adulta.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
De acordo com a dermatologista Thaiz Rigoni, o problema deve ser tratado durante todo o ano, mas o inverno é uma época crucial, pois nos permite realizar tratamentos mais invasivos.
“É a melhor época para realizar diversos tratamentos para melhorar a aparência da pele que sofre com a acne. Os tratamentos com medicamentos e os cuidados básicos não devem ser deixados de lado, como é o caso da boa e equilibrada alimentação, uso de sabonetes específicos para tirar a oleosidade da face e o uso de produtos secativos”, disse ela.
A farmacêutica esteta da Copelli, Luciana Costa, disse que é no inverno que devem ser realizados alguns tratamentos que ajudam a deixar a pele que sofre de acne mais bonita, harmônica e sedosa.
Um exemplo é o peeling químico que ajuda a eliminar ou amenizar, dependendo do caso, as cicatrizes de acne, poros abertos, oleosidade e diferentes tipos de manchas, pois dependendo do tipo de acne a pele vai ganhando manchas, as quais são chamadas de hiperpigmentação pós inflamatória, deixando pontos mais escuros na pele.
Entendida do assunto, Alina Souza Mose, que é representante de produtos estéticos da Essenzziale disse que alguns peeling promovem uma descamação mais superficial com menor tempo de recuperação, e o bom deles é que podem ser usadas em diversas tonalidades de pele, inclusive nas mais morenas.
“Alguns produtos como é o caso da marca Anna Pegova, podem ser utilizados em peles claras e mais morenas melhorando a textura, poros, manchas e cicatrizes de acne superficiais. Mas também existem os peelings médios e profundos, que geralmente são usados em mulheres mais claras e esse impreterivelmente devem ser realizados no inverno, pois atingem camadas mais profundas”, disse ela.
“Estimular o aparecimento de colágeno e elastina associado a outras substâncias clareadoras e rejuvenescedoras, é o que ajuda a melhorar o aspecto da pele que foi acometida pela acne. O microagulhamento é uma boa solução e também é muito indicado para ser realizado no inverno”, disse Luciana.
O microagulhamento é realizado através de uma caneta ou um roller que causa microrupturas na pele estimulando uma resposta inflamatória e reparadora que consequentemente atua na formação de novos tecidos da pele, melhorando as cicatrizes, manchas e estimulando colágeno.
Sobre as cicatrizes, a médica Thaiz Rigoni disse que o laser ablativo também é uma boa opção. Ele remove parte da epiderme e controla com precisão e segurança a profundidade da dermoabrasão.
Luciana, da Copelli disse que para melhorar a aparência das cicatrizes um tratamento que vem ajudando muito e trazendo efeitos positivos são os bioestimuladores de colágeno.
“As cicatrizes de acne podem ser melhoradas com o uso de bioestimuladores de colágeno, pois ajudam a aumentar a produção de colágeno na pele e, assim, melhorar a aparência das cicatrizes, e de quebra fazem um banco de colágeno prevenindo o envelhecimento”, disse ela.
São muitas as soluções. O importante é aproveitar a época, procurar um profissional qualificado e realizar os tratamentos no período certo. Assim é possível garantir além de bons resultados no controle do problema, uma boa recuperação e a pele bonita.