Saúde

Leite materno diminui risco de diabetes e hipertensão em bebês

Durante agosto serão realizadas ações que visam estimular o aleitamento materno e a reforçar a importância da amamentação

Foto: Divulgação

O leite materno é considerado o melhor alimento que um bebê pode ter. A amamentação traz benefícios à saúde não só para a criança, mas também para as mães.

Para estimular o aleitamento materno, durante todo o mês, serão realizadas ações no Espírito Santo para reforçar a importância da amamentação. É o chamado Agosto Dourado.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O mês também foi escolhido para celebrar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece entre os dias 1 e 7. 

O leite materno protege o bebê de inúmeras doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Ele também reduz o risco de a criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta. 

LEIA TAMBÉM: O que é Síndrome de Patau, condição rara do filho de Zé Vaqueiro

Além disso, amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal, que acontece até o 28º dia de vida.

“É na amamentação que os bebês recebem os anticorpos da mãe para a proteção contra diversas doenças. O leite materno também reduz o risco de asma, diabetes e obesidade, mesmo depois que elas param de mamar. Além disso, a amamentação é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes e bonitos, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração, sem falar nos vínculos afetivos promovidos entre a mamãe e o bebê e na redução da morbi-mortalidade infantil”, ressaltou a pediatra e coordenadora técnica da Saúde da Criança, da Secretaria da Saúde (Sesa), Edna Vaccari.

LEIA TAMBÉM: Pesquisa vai reunir dados sobre saúde mental de 3,5 mil pessoas LGBTI+

Estima-se que, anualmente, em todo o mundo, mais de dez milhões de crianças com idade inferior a 5 anos morrem por doenças que podem ser prevenidas e tratadas. Com melhores taxas e amamentação, mais de 820 mil crianças dentro dessa faixa etária podem ser salvas. 

“Por isso, o aleitamento materno até os seis meses de vida precisa ser incentivado por campanhas, como a da Semana Mundial. Além de contribuir para o desenvolvimento infantil, a amamentação pode ter também impactos positivos na vida adulta da criança”, disse a pediatra.

LEIA TAMBÉM: Entenda o que é artroplastia, cirurgia que Lula fará no quadril

No entanto, os benefícios não são só para as crianças. A especialista afirma que é importante que as mães conheçam os proveitos que a amamentação pode trazer a elas próprias.

A mãe também acaba sendo protegida e favorecida pela produção de leite e a amamentação em si. Entre os benefícios à saúde da mulher, temos a redução da incidência de cânceres de mama, ovário e endométrio, a proteção contra doenças cardiovasculares e também a proteção contra a osteoporose”, detalhou Edna Vaccari.

Campanha do “Agosto Dourado” reforça importância do leite materno

No Brasil, a campanha do Agosto Dourado existe desde 2017. A cor “dourada” foi escolhida para representá-la devido ao tom que simboliza o padrão ouro de qualidade do leite humano. 

Durante a primeira semana do mês, há a intensificação nas ações, em prol da Semana Mundial de Aleitamento Materno, com ações de conscientização sobre a importância do leite materno e da amamentação.

“Durante o mês, acontece uma grande mobilização municipal, estadual, nacional e internacional para resgatar a cultura da amamentação, uma simples ação que pode salvar a vida de milhares de crianças”, reforçou Vaccari.

LEIA TAMBÉM: Veja 5 chás que ajudam a eliminar inchaço e gordura

Ao longo de todo o mês de agosto, a Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) seguirá apoiando os municípios nas ações voltadas à temática.

Por exemplo, os hospitais estaduais Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, e o Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, vão realizar uma programação especial ao longo do mês. Confira:

HIMABA

Durante toda a primeira semana do mês de agosto, o Himaba vai distribuir laços dourados para colocar na lapela, além de realizar conversas de conscientização com os pacientes da maternidade sobre a importância da amamentação.

01/08 – Abertura do Agosto Dourado na área Verde com a Apresentação do Coral do Himaba;
02/08 – Evento no Auditório, às 8h: “Hipoglicemia e discussões de caso”;
31/08 – Encerramento do Agosto Dourado com um “Mamaço” na Área Verde do Himaba.

LEIA TAMBÉM: Com seca e falta de insumos, produção de leite no ES registra queda

JAYME

Ao longo do mês, o Hospital Dr. Jayme vai promover treinamentos internos sobre a amamentação, roda de conversa e mamaço.
01/08 – Abertura com a distribuição de Laços;
02/08 – Roda de conversa sobre Amamentação com as pacientes maternidade;
03/08 – Mamaço.