Saúde

Água de cereja é poderoso sonífero natural; veja receita caseira para dormir bem

Vídeo viraliza nas redes sociais ao mostrar receita milagrosa do “melhor suco natural” para o sono

Foto: divulgação/freepik

Quer dormir sem tomar remédio? Essa receita pode salvar seu sono.

Um vídeo viralizou nas redes sociais e mostra uma receita milagrosa do “melhor suco natural” para o sono.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Saúde? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Você vai precisar de cereja-azeda e água para ter uma boa noite de sono. Segundo a influencer Ludmila Maurer, conhecida por divulgar receitas saudáveis, esse suco é ideal para quem está com insônia e têm dificuldades para dormir. Ele age como um “sonífero natural”.

O suco de cereja-azeda melhora os níveis gerais de triptofano e melatonina, o que por sua vez promove um sono melhor. Confira a receita:

Ingredientes:

• 6 cerejas sem o cabo, picadas com casca

• Gelo picado a gosto

• Açúcar ou adoçante a gosto

• 500ml de água

LEIA TAMBÉM: Chá de hibisco com canela emagrece e melhora a digestão; veja benefícios

Modo de preparo:

Bata no liquidificador a cereja, o açúcar (ou adoçante) e a água. Sirva com gelo e aproveite.

BENEFÍCIOS DA CEREJA

A cereja é uma fruta repleta de fibras, flavonoides e carotenoides, substâncias nutritivas que proporcionam diversos benefícios à saúde. Dentre eles estão: prevenir o envelhecimento precoce, evitar o diabete e controlar doenças cardiovasculares.

• Previne a diabete

A cereja ajuda a prevenir a resistência à insulina e a diabete, por conter fibras que diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, o que equilibra os níveis de glicose no sangue.

LEIA TAMBÉM: Nutricionista diz que dormir de barriga vazia emagrece; veja dieta

• Previne o envelhecimento precoce

Por ser rica em betacaroteno, vitaminas A e vitamina C, que são antioxidantes, a cereja ajuda a combater os radicais livres, que aumentam a saúde da pele.

• Regula o sono

A cereja é uma boa fonte de triptofano, um aminoácido importante para a produção do neurotransmissor serotonina e do hormônio melatonina, que atuam no sistema nervoso e regulam o sono.

• Alivia a dor muscular após os exercícios

Os compostos anti-inflamatórios e antioxidantes presentes na cereja podem ajudar a aliviar a dor muscular e a inflamação após exercícios físicos.

• Reduz o risco de câncer

Por possuir compostos bioativos, como antocianinas e flavonoides que protegem as células saudáveis contra os danos causados pelos radicais livres, isso diminui a produção de células cancerígenas. 

• Melhora o humor

Contribui para a produção da serotonina, um neurotransmissor que ajuda a regular o humor, a ansiedade e o estresse. 

PARA QUE SERVE ÁGUA DE CRAVO? VEJA BENEFÍCIOS E COMO FAZER CHÁ NATURAL

Versátil, o cravo é encontrado inteiro, moído, em pó e como óleo essencial. Ele pode ser usado como tempero, ingrediente, bebida e até mesmo como remédio natural

Foto: azerbaijan_stockers/Freepik

O cravo-da-índia é uma especiaria que se desenvolve no botão floral da árvore de cravo (Syzygium aromaticum). Conhecido simplesmente como “cravo”, o nome deriva do latim “clavus”, que significa “prego”.

De acordo com informações do eCycle, o cravo é versátil, sendo encontrado na forma inteira, moído, em pó e no formato de óleo essencial. Ele pode ser usado como tempero, ingrediente, bebida e até mesmo como remédio natural.

Para além do seu sabor doce e aroma característico, o cravo-da-índia é reconhecido pelas suas qualidades medicinais, que incluem efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, antifúngicos, bactericidas, entre outros.

Pesquisas em animais revelaram que os componentes presentes na especiaria podem oferecer diversos benefícios à saúde, como melhoria na saúde hepática e estabilização dos níveis de glicose no sangue.

CRAVO-DA-ÍNDIA É FONTE DE NUTRIENTES

O cravo-da-índia é uma fonte de fibras, vitaminas e minerais, de modo que seu uso inteiro ou em pó para temperar alimentos pode proporcionar uma série de nutrientes essenciais.

LEIA TAMBÉM: Sofre de pressão alta? Veja receita de suco poderoso de pepino e pera

Segundo o eCycle, a quantidade de dois gramas, equivalente a uma colher de chá de cravo moído, oferece:

 • Calorias: 21
• Carboidratos: 1 grama
• Fibra: 1 grama
• Manganês: 30% da Ingestão Diária Recomendada (IDR)
• Vitamina K: 4% da IDR
• Vitamina C: 3% da IDR

A presença de fibra pode ajudar na prevenção da constipação e na promoção da regularidade intestinal, enquanto a vitamina C contribui para fortalecer o sistema imunológico e a vitamina K é essencial para a coagulação sanguínea.

LEIA TAMBÉM: Água de chuchu emagrece? Veja benefícios do diurético natural

O manganês desempenha um papel fundamental na manutenção da função cerebral e na formação de ossos saudáveis. Além dos nutrientes mencionados, o cravo-da-índia também contém pequenas quantidades de cálcio e vitamina E.

CRAVO-DA-ÍNDIA É RICO EM ANTIOXIDANTES

Além de ser uma fonte de vitaminas e minerais essenciais, o cravo é rico em antioxidantes. Essas substâncias são conhecidas por reduzir o estresse oxidativo, diminuindo potencialmente o risco de desenvolvimento de doenças crônicas.

Um estudo realizado em laboratório descobriu que o eugenol, presente no cravo, consegue prevenir danos oxidativos causados pelos radicais livres de forma cinco vezes mais eficaz do que a vitamina E, outro antioxidante poderoso.

LEIA TAMBÉM: Água de ameixa: problemas com intestino? Veja receita milagrosa

Assim como eugenol, o cravo-da-índia também contém vitamina C, que atua como um antioxidante no organismo, auxiliando na neutralização dos radicais livres, que são compostos capazes de se acumular e causar estresse oxidativo prejudicial.

Colocar o cravo em sua dieta, juntamente com outros alimentos ricos em antioxidantes, pode contribuir para a melhoria da saúde de maneira geral.

O suco de cereja azeda melhora os níveis gerais de triptofano e melatonina, o que por sua vez promove um sono melhor. (PMID: 20438325)