Saúde

Água muito gelada pode causar câncer? Especialista explica

O único problema de água excessivamente gelada pode ser quando a pessoa tem alguma inflamação na garganta, segundo médico

Foto: Divulgação / Pexel

Uma mensagem sobre os possíveis perigos do consumo de água muito gelada está circulando nesta semana nas redes sociais e em aplicativos de mensagens. As orientações contidas nesse texto, falsamente atribuído ao médico Drauzio Varella, são alarmistas e chegam a relacionar água gelada com mortes por infarto.

Segundo esse texto, “água gelada fecha quatro veias do coração e causa ataque cardíaco” e “bebidas geladas são a principal causa de ataques cardíacos”. A mensagem diz ainda que a água, quando consumida em temperaturas baixas, “cria problemas no fígado” e “afeta o estômago e o intestino grosso, causando câncer”.

O endocrinologista Daniel Kendler, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM ), explicou ao portal R7 que “não há nenhum dado científico que corrobora com a ideia de algum malefício em tomar água gelada e nenhuma relação com problemas cardíacos ou hepáticos”.

O médico acrescenta que, ao entrar no organismo, a temperatura da água vai ser a mesma da do corpo. Segundo ele, seria como segurar um copo de água gelada nas mãos: em algum tempo, a temperatura da água irá se ajustar.

Kendler ressalta que o único problema de água excessivamente gelada pode ser quando a pessoa tem alguma inflamação na garganta. “Vai causar um desconforto, aumenta a dor”. No entanto, esclarece que bebidas geladas não agravam o quadro inflamatório.

*Com informações do portal R7